Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como ferramenta nociva, VAR da Copa do Mundo cria futebol por pentelhésimo

Imagem da bola e da linha no polêmico gol de Tanaka (Japão) contra a Espanha pela Copa do Mundo no Qatar, em 01/12/2022 - Reprodução
Imagem da bola e da linha no polêmico gol de Tanaka (Japão) contra a Espanha pela Copa do Mundo no Qatar, em 01/12/2022 Imagem: Reprodução

Do UOL, em Doha, Qatar

02/12/2022 07h51Atualizada em 02/12/2022 11h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na quinta-feira o VAR da Copa do Mundo mostrou o quão nocivo pode ser para o futebol. Duas grandes decisões foram tomadas por questões mínimas, imperceptíveis, uma concedendo vantagem a quem dela enormemente se beneficiou, outra sem que houvesse qualquer benefício real a quem pela tecnologia foi punido.

Sim, no segundo gol do Japão sobre a Espanha, técnica e microscopicamente a bola NÃO saiu, mas na verdade ela SAIU. Sim, saiu. O jogador puxa para dentro do campo uma pelota que já estava fora dele, exceto por um pentelhésimo. Isso o beneficiou.

Não podemos ver o futebol dessa forma, pentelhésima, pois essa tecnologia não estará disponível em todos os jogos, o que causará mais distorções. O que vale hoje pode não valer amanhã. Um perigo para o futebol.

Fato: o Japão levou vantagem, pois a bola estava 99,999999999999% fora do campo. Já a Croácia foi prejudicada pela tecnologia. Seu atleta estava 0,00000000000001% impedido. Isso não deu a ele, na prática, benefício algum.

var - Reprodução - Reprodução
Imagem digitalizada do VAR em lance de decisão sobre pênalti no jogo entre Bélgica e Croácia na Copa do Mundo do Qatar.
Imagem: Reprodução

Mas o pênalti contra a Bélgica foi cancelado por esse pentelhésimo. Em suma: gol validado com a bola saindo quase que em sua totalidade, ficando um trecho microscópico dentro do campo, penalidade máxima anulada por uma diferença corporal que não gerou qualquer benefício.

Estamos diante da injustiça do VAR.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na legenda da foto, o Japão enfrentou a Espanha, e não a Alemanha. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL