Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Polícia, CBF, STJD e uruguaios se reúnem para discutir a guerra de torcidas

Torcida do Peñarol detida no Rio em 2019 - Silvia Ribeiro/UOL
Torcida do Peñarol detida no Rio em 2019 Imagem: Silvia Ribeiro/UOL

14/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma reunião acontecerá nesta quinta-feira, às 11 horas, em Manaus, onde às 21h30 as seleções de Brasil e Uruguai se enfrentarão pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Mas a partida não será o tema em pauta, e sim a final da Libertadores, com as preocupações diante dos prováveis confrontos entre torcedores de Flamengo e Palmeiras na cidade que sediará a decisão, justamente a capital uruguaia, Montevidéu.

O objetivo do encontro é aproveitar a presença do chefe da segurança da Associação Uruguaia de Futebol no país. Em São Paulo, a DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) já vem tomando medidas a respeito, por isso seu delegado titular, Cesar Saad, estará presente, assim como representantes da CBF de outros segmentos da polícia brasileira, além do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Os uruguaios já manifestaram preocupação com a partida de 27 de novembro devido à rivalidade existente entre a torcida do Peñarol, um dos dois maiores times do país vizinho, rival dos torcedores de ambos os clubes brasileiros finalistas da Libertadores. No encontro desta quinta serão traçados planos para outra reunião, no final de outubro, na Polícia Nacional do Uruguai, com o objetivo de traçar o plano estratégico e preventivo para a final.

Para a próxima semana já estão previstas conversas com a Polícia Rodoviária Federal, já que as caravanas com torcedores dos dois times percorrerão milhares de quilômetros de estradas por ela controladas. Como o blog informou em 7 de outubro, torcedores do Flamengo e do Palmeiras vêm se preparando para confrontos no trajeto até Montevidéu e na capital uruguaia.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube