Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Palmeiras 0 x 0 Atlético, semifinal foi uma ofensa ao futebol

22/09/2021 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não se trata de jogar bonito. Nem feio. Mas de realmente jogar futebol, algo que consiste em saber controlar uma bola com qualquer parte do corpo, exceto braços e mãos, e colocá-la dentro do gol adversário.

Impedir que oponente faça o mesmo é um objetivo secundário, já que um gol do rival não o impede de vencer. Basta que seu time marque mais tentos nos 90 minutos.

Mas não perder era a meta de Palmeiras e Atlético no primeiro duelo semifinal da Libertadores. Óbvio que a turma que se contenta com qualquer coisa tentará justificar com velhas muletas, como "jogo decisivo é assim", ou "nessas partidas ninguém entrega nada de graça".

Há ainda a mais patética: "Melhor jogar mal e vencer do que jogar bem e perder", como se existisse uma relação entre o mau desempenho e o triunfo. Não, quem joga bem está trabalhando bem, consequentemente se aproxima do êxito.

E podemos dizer que ninguém entregou nada. Mesmo. Um jogo sem finalização no alvo, exceto uma do Palmeiras que para estatística entra como tal, mas na prática não levou perigo algum. Um mandante que só queria não perder, frente a um visitante que tinha a bola e se contentou por não levar gol.

Nenhum dos dois treinadores parecia insatisfeito após a peleja. Ambos alcançaram o objetivo em comum: não perder. Jogos assim agridem o futebol, pelo pífio aproveitamento dos bons jogadores reunidos na cancha e pelo tamanho das camisas envolvidas.

Os treinadores têm o direito de gostar daquilo. Estão tentando valorizar um trabalho fraco. É conveniente. E quem diz ter alguma paixão pelo futebol, mas procura justificar uma pelada tão injustificável, age de forma covarde como foram as estratégias das equipes.

Mas em Belo Horizonte será melhor, pois em algum momento alguém poderá estar desesperado por um gol. Então se lançará ao ataque. A não ser que os dois técnicos voltem a compartilhar saborosamente mais um zero a zero sem lances de perigo. Você duvida?

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube