Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Graves, erros defensivos do Flamengo ameaçam time na Libertadores

Unión La Calera comemora gol de Ariel Martínez - Pablo Sanhueza - Pool/Getty Images
Unión La Calera comemora gol de Ariel Martínez Imagem: Pablo Sanhueza - Pool/Getty Images

12/05/2021 01h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na pior atuação do Flamengo nesta Libertadores, o melancólico empate (2 a 2) com o Unión La Calera teve as digitais do sistema defensivo rubro-negro. Erros graves, individuais e coletivos, como os vistos no Chile poderão custar muito caro em duelos eliminatórios contra adversários mais qualificados.

A falha dupla de absurda de Bruno Viana no primeiro gol do time chileno vai na conta do zagueiro emprestado pelo Braga. Inexplicável o comportamento dele na jogada, quando teve a chance de afastar o perigo após seu primeiro erro e voltou a perder a bola. Impossível entender o que pretendia fazer.

Já o segundo gol vai para a coleção de tentos sofridos pelo Flamengo em jogadas aéreas, principalmente em bola parada. Nos três jogos que fez como visitante na Libertadores, cruzamentos dos oponentes foram parar nas redes do campeão brasileiro. E aí vai na conta dos atletas e, evidentemente, do treinador.

Rogério Ceni precisa resolver com urgência essa enorme deficiência de sua equipe. Sob o risco de acabar eliminado quando o mata-mata chegar. As falhas que geraram os dois gols do Unión La Calera pautaram o jogo, forçando a equipe brasileira a jogar praticamente todo o tempo na busca pelo resultado. E o time chileno se fechou como nunca.

Há quem tente simplificar o problema apontando nomes e "verdades" de cada um. Mas o problema não está em jogadores específicos, exceto em erros como o de Bruno Viana, mas no comportamento do time quando uma bola é cruzada sobre a área rubro-negra. E a solução passa por treinamentos e correção. Algo urgente, urgentíssimo.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube