Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como os garotos do Flu ameaçam seriamente o Galo de Sampaoli e o São Paulo

Martinelli na vitória do Fluminense no Ceará - Lucas Mercon/Fluminense FC
Martinelli na vitória do Fluminense no Ceará Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

16/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de campanha tão boa, e surpreendente, foi difícil entender o comportamento do Fluminense na derrota para o Corinthians. O time saiu goleado por 5 a 0 em atuação inexplicável.

De lá pra cá, os tricolores não apenas retomaram o bom ritmo como não perderam mais. São sete jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e 17 pontos em 21 disputados.

A vaga direta na fase de grupos da Libertadores é possível. E isso acontece sob o comando de Marcão, opção do clube quando Odair Hellmann aceitou proposta do Al Wasl, time de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Este jornalista criticou a decisão do presidente tricolor, Mário Bittencourt, considerando necessária a contratação de um novo treinador. Obviamente estava equivocado. Após começo ruim, o time venceu o Flamengo, sem Marcão, com COVID, e Aílton no banco e depois viria a atual série.

Nos 3 a 1 sobre o Ceará, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira, o Fluminense marcou seus gols em apenas quatro finalizações certas. Elevado índice aproveitamento e capacidade de causar desconforto ao Vozão, que gosta de um jogo reativo, de espera.

Nessa série de sete partidas, o time carioca só teve mais posse de bola nas duas primeiras, contra o (quase) sempre retrancado Sport e no duelo com o Coritiba, que esteve quase sempre à frente do placar e se fechava, dando a bola para o Fluminense.

Diante do Ceará o time de Marcão teve sua maior posse de bola desde então. O sistema é simples e combina a capacidade de organização e experiência de Nenê com a qualidade dos meninos de Xerém, especialmente Martinelli, autor de um dos gols no Castelão (John Kennedy e Samuel fizeram os outros dois).

Com 36 jogos disputados, o Fluminense chegou aos 60 pontos e ameaça São Paulo e Atlético, ambos com 62, sendo que o time paulista jogou 35 vezes até agora. Se nos últimos sete cotejos o Fluminense fez 17 pontos, o Galo somou nove e o tricolor do Morumbi seis. Cuidado com a garotada de Xerém.

Posse de bola do Flu de Marcão:

49% Ceará 1 x 3
27% Atlético Mineiro 0 x 0
46% Bahia 0 x 1
43% Goiás 0 x 3
48% Botafogo 0 x 2
59% Coritiba 3 x 3
65% Sport 0 x 1

Fonte: SofaScore

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube