Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Libertadores é nossa faz 5 anos e acredito em final brasileira em 2024

Não vejo nada tão complicado para os clubes brasileiros na Libertadores, principalmente para aqueles que foram cabeças de chave. O poder aquisitivo dos nossos clubes é superior ao de todos os da América do Sul.

Claro que Palmeiras e Flamengo são os mais fortes e favoritos, para mim, nos confrontos contra os times dos outros países. A chave do Flamengo é a mais fácil? Pode até ser, mas todos os outros times do continente temem e respeitam o poder da equipe do Flamengo.

A chave do Palmeiras é a mais difícil? Não acho que seja a mais difícil, mas aquela que exigirá um pouco mais do Palmeiras, que também é muito temido pela sua organização, pelo comprometimento e alto nível de competitividade dos jogadores de Abel Ferreira.

E assim é também para os outros brasileiros da competição: São Paulo, Grêmio, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG. O que mais nos atrapalha é a altitude, mas mesmo quando perdemos lá em cima, quando o adversário desce ao nível do mar, na grande maioria das vezes é goleado.

Claro que existem algumas equipes bem preparadas, com muita história nas competições do nosso continente, que deixam a partida mais equilibrada, como a LDU, o tradicional River Plate, Barcelona de Guayaquil, Estudiantes, San Lorenzo, mas a realidade é que nos últimos cinco anos só os clubes brasileiros ganharam. Duas vezes com o Palmeiras, duas com o Flamengo e a última com o Fluminense.

Só um desastre completo para não ter pelo menos um brasileiro na final da Libertadores de 2024. Mas, na realidade, eu acredito muito que a final será entre dois times do Brasil, pela enorme superioridade demonstrada nos últimos anos. Portanto, não acho nenhum grupo que seja da "morte", porque os nossos times são muito superiores aos outros.

Os nossos adversários mais difíceis já há um bom tempo só dificultam pelo peso da camisa e pelo tamanho da história, porque na bola mesmo não conseguem nada. No ano passado, a final tinha tudo para ser Palmeiras x Fluminense, mas o time do Abel foi muito incompetente para ser eliminado pelo pior Boca Juniors dos últimos tempos.

Temos sete clubes brasileiros na competição, por isso acho muito improvável que a final não seja toda brasileira.

Com o aumento de nove estrangeiros por clube aqui no Brasil, a superioridade dos times brasileiros aumentará ainda mais. E não duvido que a partir das quartas de final, a Libertadores se transforme numa "minicopa do Brasil", só com times brasileiros disputando.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes