Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Sem panelinha, ex-jogadores demonstram a real preocupação com a seleção

Acabei de ler, aqui no UOL, uma matéria com depoimentos de quatro ex-jogadores da seleção brasileira, que jogaram muito bem, sobre a atual situação do nossa seleção.

Dois injustiçados, como o ex-lateral esquerdo Serginho e o meio-campista Hernanes, juntamente com dois titulares em Copas do Mundo, o espetacular goleiro Dida e também o meio-campista Emerson.

É bom ouvir jogadores desse nível que não fizeram parte de panelinhas e que são completamente independentes para dar opiniões.

Eles disseram o que também venho falando desde 2018, ou seja, ninguém mais respeita a seleção brasileira.

Muitos aqui no Brasil continuam tentando fazer o torcedor engolir que sempre seremos favoritos porque nossos jogadores atuam nas principais Ligas da Europa.

Hoje em dia, qualquer um joga na Europa, e isso não faz deles um grande jogador.

Todos os ex-atletas também falaram que o importante é ter um bom treinador, independentemente da nacionalidade, assim como concordam que Fernando Diniz precisava de tempo para treinar — este tempo não existe mais.

Os nomes são aqueles que uma grande parte defende, assim como eu: Carlo Ancelotti e Abel Ferreira, que por influência externa de uma parte de ex-jogadores influenciáveis e que rondam a CBF como tubarões, só atrapalham a seleção brasileira fora do campo.

Aplaudi as falas dos quatro (Dida, Serginho, Hernanes e Emerson) porque foram bem dentro da nossa realidade e das nossas necessidades.

Continua após a publicidade

Estamos perdendo um tempo importante e as consequências estão claríssimas na classificação das Eliminatórias à Copa de 2026, além das derrotas para três seleções africanas — Camarões, ainda na Copa, Marrocos e Senegal, os dois últimos em amistosos.

O ano de 2023 foi explícito em relação ao nosso declínio e ainda vejo muita gente falar que nunca ficaremos fora de uma Copa e que até lá faremos uma grande seleção, mesmo estando nesse momento vexatório.

Não devemos nada às seleções, como os selecionados da França, Argentina, Inglaterra, Croácia, Holanda, Bélgica... E por aí vai.

Talvez esses quatro ex-jogadores possam fazer as pessoas entenderem que precisamos urgentemente de um treinador de peso e vencedor.

Falei que o nome certo é o Abel Ferreira. Apontei o técnico multicampeão do Palmeiras como o cara certo logo após a eliminação do Brasil no Mundial de 2022, diante da seleção croata, do mestre Modric.

A CBF foi muito incompetente, pois Tite já havia anunciado que sairia mesmo sendo hexacampeão. Mas ninguém se mexeu.

Continua após a publicidade

Não tenho dúvidas de que Abel nunca foi procurado por influência externa de ex-jogadores e por ciúmes dos treinadores e ex-treinadores também.

Quem presidir a CBF tem que acabar com essa panelinha que manda nas escolhas da seleção brasileira, senão o nosso fundo do poço será bem profundo.

Fiquei feliz de ver essa entrevista de ex-jogadores falando sem medo, sem cooperativismo, sem "não me toque".

O entorno da seleção brasileira precisa ter pessoas como Emerson, Hernanes, Dida e Serginho, porque esses não têm interesses pessoais.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes