Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Zero surpresa o adiamento da estreia de Neymar; qual é sua próxima jogada?

Não é nenhuma coincidência que a estreia de Neymar no seu novo time, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, tenha sido adiada novamente.

Para mim, não é nenhuma surpresa, pois ele nunca se recuperou completamente. Nunca demonstrou aos torcedores que fez uma fisioterapia adequada, visto que passou por várias contusões e cirurgias no pé e no tornozelo

Não é necessário ser um médico ortopedista para dizer que ele não conseguirá mais ter uma sequência de jogos em alto nível. Já não estava conseguindo e, depois da última cirurgia, terá menos ainda. Será que ele levou a sério a fisioterapia, assim como não leva a sério a profissão de atleta profissional?

Fernando Diniz, treinador interino da seleção brasileira, disse que conversou com Neymar, que garantiu que estava recuperado. Quem está mentindo nesta história? Neymar mentiu para Diniz? Ou ambos mentiram para a imprensa brasileira e para os torcedores brasileiros?

A verdade é única: Neymar não jogou uma partida oficial desde fevereiro, quando precisou fazer uma cirurgia — esteve em campo pelo PSG apenas em amistosos. Mesmo assim, foi convocado para (talvez) nem jogar os dois primeiros confrontos das fraquíssimas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2026.

O que há por trás dessa convocação? Qual é a verdadeira intenção de Fernando Diniz com isso? É a sua primeira partida comandando a seleção brasileira e traz um jogador que não joga há seis meses?

É por isso que escrevi no título do meu artigo, no dia da convocação, que a "panela" Diniz será pior que a do Tite.

Pelo menos o Tite convocava Neymar em atividade, jogando mal e disputando partidas oficiais. Mas Fernando Diniz convoca sem nem mesmo ele estar jogando. Ninguém sabe o seu real estado clínico. Ninguém viu imagens de fisioterapia, treinos ou correndo na praia.

Se ele gosta tanto de ostentar e mostrar roupas, carros, festas e crimes ambientais, por que não mostra um momento da sua recuperação? Provavelmente, esse momento não existiu.

Continua após a publicidade

Em 1986, na Copa do Mundo do México, Marcelo Tas, com seu famoso personagem o repórter Ernesto Varela, fez uma entrevista com o então presidente interino da CBF, Nabi Abi Chedid.

Depois de fazer várias perguntas sobre política, Nabi falou a ele: "Não respondo mais nada de política para você, só sobre futebol, entendeu?"

E Varela replicou: "Entendi, Sr. Nabi. Vou fazer minha última pergunta, que é sobre futebol."

Nabi então falou: "Sobre futebol, eu respondo."

E Ernesto Varela soltou essa: "Sr. Nabi, qual é a sua próxima jogada?"

Nabi enlouqueceu.

Continua após a publicidade

Por que busquei essa história? É simples. Como Neymar não colocou nada sobre a sua recuperação, não joga oficialmente há seis meses e, mesmo assim, Diniz o convocou, farei a mesma pergunta para ele: "Neymar, qual é a sua próxima jogada?"

"Panela" Diniz em plena execução.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes