Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Feliz 2023, Neymar

Neymar lamenta eliminação do Brasil para a Croácia nos pênaltis - NELSON ALMEIDA / AFP
Neymar lamenta eliminação do Brasil para a Croácia nos pênaltis Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Colunista do UOL

31/12/2022 18h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neymar se despede de 2022 com a camisa da seleção e escreve :

"Ano de muito aprendizado".

Mas na verdade ele deveria escrever assim:

"Mais um ano que não aprendi nada e repeti os mesmos erros que estou cometendo há mais de cinco anos".

O que você aprendeu Neymar? Se você novamente desde 2015 está fora do primeiro jogo do ano do PSG. O que você aprendeu Neymar? Se em mais uma Copa nada aconteceu de bom, ainda que as pessoas enalteçam o seu golaço contra a Croácia, mas que novamente não foi decisivo

O que você aprendeu Neymar? Se a sua excessiva vaidade fez com que você e o Sr. Tite, que não tinha poder nenhum, fez com que esperasse o último pênalti (que nunca chegou) para querer sair como herói. O que você aprendeu Neymar? Se em mais uma Champions você e seu time fracassaram como sempre.

Bom, os questionamentos são vários. Você não precisa aprender nada, Neymar. Você precisa crescer, virar adulto, deixar de ser mimado, assumir responsabilidades e começar a responder coisas sérias e não ficar postando só coisas superficiais sem nenhuma profundidade social.

Você precisa se preocupar em ganhar mais do que o francês e fazer gols decisivos que não consegue há tempos, e não só querer aumentar seus seguidores. Eu nunca acreditei nas suas promessas e nem nas suas falas e deixo claro que não existe perseguição, eu critico em cima de fatos.

A diferença é que não passo pano para você e nem para ninguém. Trato você como Neymar, um homem adulto como deve ser, não como o inexistente "menino Ney". Enquanto você se comportar como "menino Ney", a seleção brasileira jamais ganhará uma Copa.
Você percebeu a dimensão e a idolatria que o Pelé tem no planeta? Você usou nos últimos anos a camisa 10 que virou referência do melhor por causa do Pelé. Você não acha que chegou a hora de honrar essa camisa ou então parar de usá-la? Ou vira homem com a camisa 10 do Pelé ou passa para outra pessoa.

Porque fez com que a nossa camisa amarela número 10 fosse ridicularizada em 2018 com a sua infantilidade de só se jogar e rolar
Você virou o cai-cai com a camisa do Rei. Agora que o atleta século morreu, caiu a sua ficha do que você está fazendo com ela?
Chegou a hora de honrar essa camisa 10 fazendo gols decisivos, levando a seleção para algum lugar de destaque onde ela sempre esteve, mas até agora ela não foi a lugar nenhum

Você é grande jogador, mas poderia ser muito mais e é por sua própria responsabilidade, através das suas escolhas erradas e por seu comportamento. Cara, é o seguinte: eu nunca desisto do ser humano e não desistirei de você. Quero vê-lo arrebentando e fazendo coisas incríveis, sei que você é capaz de fazer. Desejo a você um ótimo ano de 2023 com paz, amor e felicidade, mas o meu desejo maior é que você amadureça e vire o "Homem Neymar do Brasil".