Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em 40 anos como eleitor, dei o voto mais importante da minha vida

Walter Casagrande Jr e a camisa do Corinthians com a mensagem "Dia 15 Vote", usada em 1982 - Arquivo pessoal
Walter Casagrande Jr e a camisa do Corinthians com a mensagem "Dia 15 Vote", usada em 1982 Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

02/10/2022 13h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acordei muito centrado nesse domingo, muito consciente da importância da minha escolha, do meu voto e do que quero para o nosso país.

Eu voto na PUC-SP e fui logo cedo para lá, sem saber o que me esperava emocionalmente. Logo que cheguei tinha um jornalista para acompanhar o momento da minha votação.

Também encontrei um grupo de senhoras, professoras da universidade, que me emocionaram muito. Tiramos muitas fotos, e elas falaram que me adoram e que fui muito importante nesses últimos anos, mas principalmente nessa última semana.

Várias outras pessoas também tiraram foto comigo.

Mas, você que me lê, deve pensar: isso não acontece sempre? Sim, mas com fãs do futebol, torcedores e pessoas que gostam do meu trabalho como colunista e comentarista. Mas hoje as pessoas que encontrei quiseram tirar fotos com o cidadão brasileiro Walter Casagrande Jr.

Entrei na sala vazia, porque meu nome começa com a letra "W" e nunca peguei fila para votar. No máximo, espero uma pessoa votar para depois ser a minha vez.

Entrei na sala para votar sem dúvida alguma, e a explicação é simples. Eu amo ser brasileiro e amo o nosso Brasil.

Votei para reconstruir o país, votei pelos povos indígenas, contra todos os preconceitos e pelo respeito às mulheres.

Votei pela nossa democracia e pela nossa liberdade.

Votei contras as armas nas ruas, e por mais segurança para a população.

Votei pela educação, pela cultura, pela ciência e pelas vacinas.

Votei pela liberdade de expressão e pela segurança dos jornalistas.

Votei pelo Ministério dos Esportes, pelos direitos humanos e contra a fome.

Depois que votei, encontrei um repórter da CBN e ele me perguntou como foi votar nessas eleições. Comecei dizendo que foi a mais importante da minha vida. Fui me emocionando até ter que parar de falar, porque comecei a chorar de emoção. E o repórter me falou que já tinha entrevistado outras pessoas que tiveram a mesma reação.

Votei pela primeira vez em 1982, para governador, na primeira eleição para cargos do poder Executivo desde o início da ditadura militar. E meu voto foi para Lula, assim como hoje.

Nós queremos o melhor para o nosso país e não dá mais para suportar a dor que estamos sentindo, vendo esse governo de covardes.

Agora vou ficar na espera pelo início da apuração das urnas, porque tenho uma grande expectativa de que ganharemos no primeiro turno e de goleada.

Em Manchester, goleada e show do City de Haaland, De Bruyne, Foden e Guardiola

Além das eleições no Brasil, esse domingo também teve um dos grandes clássicos do futebol inglês da atualidade: Manchester City 6 x 3 Manchester United.

O City fez um jogo espetacular. Para mim, é o grande favorito para o título da Premier League e também da Champions dessa temporada. E por um motivo simples: agora tem um centroavante espetacular que não para de fazer gols e está jogando demais.

O Haaland fez mais hat-trick, chegando a 14 gols em 8 jogos. Isso é uma marca impressionante, por estar sendo conquistada no melhor e mais difícil campeonato do mundo.

Outro jogador espetacular que está em grande fase é o Kevin De Bruyne. Que classe e visão de jogo! As enfiadas de bola e o número de assistências que está fazendo nessa temporada são tão impressionantes como o número de gols do Haaland.

Nesse jogo teve também o hat-trick de Foden. Acompanho esse jogador desde um Mundial sub-17 em que a Inglaterra foi campeã e ele foi um dos protagonistas.

Haaland e Foden fizeram hat-tricks contra o maior rival, numa vitória histórica. E o norueguês, além de fazer seus gols, deu duas assistências ao companheiro, ou seja, foi uma tarde de gala do time do Guardiola.

Para completar esse texto, não poderia esquecer de valorizar a maravilhosa transmissão da ESPN, com a narração do Paulo Andrade, os comentários do Mário Marra e, na reportagem, a dupla espetacular João Castelo Branco e a Natalie Gedra, com todos no estádio.

O João e a Natalie moram na Inglaterra e estão sempre presentes, mas dessa vez o Paulo e o Marra também foram lá. Fazer transmissão presencial, além de valorizar o evento, também aumenta a qualidade de quem está trabalhando. Parabéns a todos!