Topo

Jogador de futebol deve se manifestar politicamente? Colunistas opinam

Neymar gravou vídeo cantando funk do Bolsonaro - Reprodução
Neymar gravou vídeo cantando funk do Bolsonaro Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/10/2022 04h00

Chegou a hora de votar. As eleições para presidente —além de governador, senador, deputado estadual e deputado federal— são realizadas hoje (2). Um dos temas que ganhou o noticiário nos últimos dias foi a declaração de voto de Neymar, que declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL), atual presidente do Brasil.

Aproveitando o clima de eleição, convocamos os colunistas do UOL Esporte para debater esse polêmico tema. E aí: jogador de futebol deve se manifestar politicamente?

Tem todo o direito, como qualquer outro cidadão, com a consciência de serem formadores de opinião com muito destaque.
ALICIA KLEIN

No contexto atual do Brasil, é uma questão de estar ao lado da democracia e da civilização. Mas justamente por estarmos em uma democracia, cada um é livre para se manifestar ou não.
ANDRÉ ROCHA

Todos podemos nos manifestar politicamente. Liberdade de expressão é um direito universal, reforçado pela nossa CF que o destaca como fundamental. É pilar da democracia. A liberdade só sofre freios quando ataca a liberdade de outro, é usada para cometimento de crime ou desafia a própria democracia.
ANDREI KAMPFF

Ser uma figura pública tem as suas 'obrigações', entre elas carregar o papel de exemplo a ser seguido. Jogador deveria se posicionar sempre, independentemente de ter conhecimento de causa ou não -- obviamente, melhor seria se todos tivessem interesse e estudassem para tal.
BRUNO ANDRADE

Cada um pode se manifestar quando quiser. Não acho que alguém é obrigado a se posicionar, embora em alguns casos de mazelas sociais fosse bem importante ser exemplo e pensar no próximo. Ainda assim, não dá para condenar quem democraticamente escolhe o silêncio.
DANILO LAVIERI

Porque todo mundo deve se manifestar politicamente, com exceção de quem vive numa ilha deserta.
JUCA KFOURI

Devem, como qualquer cidadão. História de que política não se mistura com futebol é bobagem.
MARCEL RIZZO

Todo cidadão deve se manifestar politicamente e não falo apenas de política partidária. A política está presente em todas as relações humanas.
MENON

Em tempos de normalidade democrática, jogador de futebol não precisa se manifestar politicamente. Em tempos de horror, fome, miséria e extermínio, jogador deve se manifestar a favor da população cujas cores ele defende pelos campos da vida. Em tempos de guerra, silenciar é apoiar o inimigo. Então, mesmo quem cala, está sim se manifestando a favor de todo o horror bolsonarista.
MILLY LACOMBE

Pode, deve e precisa! Todos eles! De Raí a Lucas Moura, de Casagrande a Neymar.
MILTON NEVES

É uma decisão pessoal do jogador se manifestar politicamente ou não. Porém, a manifestação, quando feita, deve priorizar o bem da coletividade. Se for para pensar nos seus interesses, não é justo usar sua influência sobre os fãs.
PERRONE

Não precisa, mas pode. Nenhum cidadão é obrigado a se manifestar politicamente. Mas, caso esse seja seu desejo, tem todo o direito de fazê-lo. O que realmente é importante é que jogadores de futebol não se isolem dentro das redomas onde vivem e tenham consciência da sociedade na qual estão inseridos. Agora, anunciar ou não voto, é (e precisa ser) uma escolha individual.
RAFAEL REIS

Sim, sempre. O ideal, claro, seria que os jogadores apoiassem candidatos que tenham planos e cuidados com as classes mais pobres, lutem contra o racismo e a fome, que pensem na saúde e na educação. Mas infelizmente alguns jogadores escolheram o lado errado nessas eleições, apoiando um candidato que pouco fez nesse sentido nos últimos quatro anos.
RODOLFO RODRIGUES

Sim. Desde que faça isso com argumentação. Como um adulto, como alguém preocupado com tudo o que aconteceu em seu país de origem nos últimos anos. Não como alguém que participa de uma gincana do Passa ou Repassa.
RODRIGO COUTINHO

Tudo é política: jogador, como qualquer cidadão, tem e deve se manifestar na luta da civilização contra a barbárie! No meu time e na minha torcida, jamais terá lugar para quem empresta a sua popularidade a desgoverno canalha e genocida nem mesmo para isentão acéfalo e covarde da falsa simetria.
VITOR GUEDES