Topo

Santos tenta engrenar com novo maestro e 'sombra' para Ricardo Oliveira

Serginho começa a se firmar no time e divide armação de jogadas com Lucas Lima - Divulgação/Santos FC
Serginho começa a se firmar no time e divide armação de jogadas com Lucas Lima Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

28/02/2016 06h00

O Santos quer engrenar no Campeonato Paulista após a goleada contra o Mogi Mirim por 4 a 1 na última quinta-feira, no Pacaembu. E para isso a equipe santista conta com duas novas apostas: o meia Serginho, que tem dado indícios de que pode ser tornar o “novo maestro” santista, e o atacante Joel, que deve virar uma espécie de “sombra” para Ricardo Oliveira.

Serginho arrancou elogios de comissão técnica, diretoria e atletas após a sua apresentação na partida contra o Mogi. Por conta disso, o meia deve iniciar o terceiro jogo consecutivo como titular no duelo contra o Red Bull, neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, válido pela sétima rodada do Paulistão.

Serginho foi responsável por uma assistência a gol no último jogo, o segundo do Santos na goleada contra o Mogi, marcado por Joel, e foi eficiente em todos os quesitos em campo. Segundo estatísticas do Footstats, ele finalizou quatro vezes, todas corretas, e acertou 28 de 35 passes no jogo.

Com o “prata da casa” em campo, o Santos ficou mais forte na armação das jogadas, já que Serginho tem características distintas de seus concorrentes – Patito Rodríguez e Paulinho. A nova aposta de Dorival Júnior joga pelas beiradas do campo, mas tem se deslocado bastante para atuar na posição de meia centralizado. Com isso, Lucas Lima ganhou mais liberdade em campo.

“Ele pediu para jogar aberto, mas com liberdade para rodar pelo meio. Sempre que rodo no meio, o Lucas Lima cai na minha posição. Ele pediu isso mesmo”, afirmou Serginho.

“Serginho dispensa comentários. Está em uma crescente muito boa e tem nos ajudado muito. É bom porque às vezes a gente divide a responsabilidade de estar armando a equipe. Ele entra muito por dentro também. Isso me ajuda muito, porque me dá liberdade para eu cair pelas laterais. E sobra espaço para ele também. A gente tem que aproveitar essas oportunidades, se entrosar mais ainda e melhorar a cada jogo", disse Lucas Lima.

Joel, por sua vez, marcou dois gols contra o Mogi e deu uma assistência. O camaronês era dado como certo na vaga de titular até o início da tarde de sexta-feira, quando o Santos anunciou que Ricardo Oliveira ficará no clube. Com isso, o atleta que pertence ao Cruzeiro só deve atuar se o artilheiro santista for poupado. No entanto, ele volta para o banco de reservas com moral e confiante que pode virar uma “sombra” para o titular da posição.