Topo

Substituto de Damião 'rouba a cena' de estreante e garante vitória do Santos

Do UOL, em Santos (SP)

06/02/2014 22h58

O Santos venceu o Linense por 2 a 1 nesta quinta-feira, em Lins, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista. A partida marcou a estreia do atacante Leandro Damião, mas a estrela da partida ficou por conta do jovem Stéfano Yuri, que substituiu o camisa 9, cansado, aos 34 minutos do segundo tempo. A revelação santista só precisou de quatro minutos para desempatar o jogo e garantir a vitória de seu time.

O primeiro gol do Santos na partida foi marcado por Thiago Ribeiro após tabela com Cícero aos 14 minutos do segundo tempo. O ex-santista Rodrigo Tiuí empatou para o Linense dois minutos depois.

Leandro Damião, por sua vez, teve um gol anulado aos 15 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Mena, o camisa 9 cabeceou no ângulo do goleiro, mas o árbitro marcou posição de impedimento do centroavante.

Damião estreou com a camisa do Santos após 51 dias de seu anuncio oficial. Nesse período, o centroavante participou de 25 treinos, no entanto, só realizou uma atividade com o time titular. Isso porque o Internacional estipulou em contrato que só liberaria a sua transferência quando o Santos pagasse a segunda parcela do montante de R$ 42 milhões, fato que ocorreu com atraso pelo grupo de investidores, parceiro do clube.

A vitória contra o Linense mantém o Santos como líder do Grupo C, com 16 pontos ganhos. A equipe santista volta a campo na próxima terça-feira, diante do Comercial, na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Paulistão.

O Santos começa a expor a necessidade de um substituto para o meia Montillo, negociado com o futebol chinês. Com a entrada de Leandro Damião, a equipe santista teve dificuldades em relação à ligação entre a defesa e o ataque. Isso porque o camisa 9 sai menos da área para buscar o jogo do que Gabriel Barbosa, que estava atuando no setor.  

O Linense pressionava pouco, pois priorizava uma postura mais defensiva. No entanto, a equipe do interior assustava a defesa santista quando atacava pelo lado esquerdo, já que o lateral direito Cicinho, do Santos, deixava espaços quando subia ao ataque e ainda cometia erros de posicionamento.

As melhores oportunidades do Santos saíam dos pés do atacante Geuvânio, que abriu a forte marcação do Linense com jogadas individuais. Em uma delas, a camisa 10 quase abriu o marcador aos 35 minutos do primeiro tempo, quando driblou dois marcadores e chutou de perna esquerda, de fora da área, para grande defesa do goleiro Anderson.

No final do primeiro tempo, o Linense ainda teve uma boa chance de fazer o gol. Marcelo chuta forte de fora da área, Aranha espalma para frente, mas o ataque do time de Lins não soube aproveitar a falha do camisa 1.

No segundo tempo, o Santos voltou com uma alteração. Arouca sentiu dores musculares e foi substituído por Leandrinho. A equipe continuava demonstrando dificuldades na criação de jogadas, e abusava dos lançamentos para Leandro Damião dentro da área. O time não deixava que a bola chegasse naturalmente ao camisa 9.

A equipe santista abriu o marcador com Thiago Ribeiro, que tabelou com Cícero, dividiu com o goleiro e fez o gol. No entanto, o Linense empatou dois minutos depois. O ex-santista Rodrigo Tiuí aproveitou rebote e chutou no canto esquerdo de Aranha, que estava no chão. No final da partida, Stéfano Yuri, que entrou na vaga de Leandro Damião, aproveitou a falha da defesa e marcou o gol da vitória do Santos contra o Linense.

Em outra partida do Paulistão no mesmo horário, o Mogi Mirim venceu o Audax por 3 a 1, em Mogi.

FICHA TÉCNICA: LINENSE 1 X 2 SANTOS

Local:Estádio Gilberto Lopes (Lins)
Data e Horário: 06/02/2014 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José Moraes e Luis Alexandre Nilsen (SP)

Cartões amarelos: Alan Santos e Gustavo Henrique (SAN); João Lucas e Renan (LIN)

Gols: Thiago Ribeiro, 14'/2ºT, Rodrigo Tiuí, 16'/2ºT e Stéfano Yuri, 38'/2ºT

LINENSE: Anderson, Murilo Silva, Alex Moraes, Fernando e J. Lucas; Marcelo, Branquinho, Renan e Leandro Ferreira; Rodrigo Tiuí (Marcinho) e Anselmo. Técnico: Bruno Quadros.

SANTOS: Aranha; Cicinho, Neto, Gustavo e Mena; Alan Santos, Arouca (Leandrinho), Cícero e  Geuvânio (Rildo); Thiago Ribeiro e Leandro Damião (Stéfano Yuri). Técnico: Oswaldo de Oliveira.