Topo

Oswaldo elege Arouca líder do elenco e exalta atuação no clássico: "nota 11"

Arouca, que participou de 3 dos 5 gols do Santos, foi eleito o melhor em campo por Oswaldo de Oliveira - Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES
Arouca, que participou de 3 dos 5 gols do Santos, foi eleito o melhor em campo por Oswaldo de Oliveira Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/01/2014 01h22

Após a goleada do Santos no clássico contra o Corinthians por 5 a 1 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista, o técnico Oswaldo de Oliveira elogiou a atuação do volante Arouca. Por participar dos três primeiros gols da equipe santista na partida, o camisa 5 foi eleito pelo treinador o melhor em campo e ainda recebeu nota 11.

Oswaldo fez questão de dizer que escolheu Arouca como o novo líder do elenco santista e, inclusive, revelou que costuma ouvir conselhos do atleta no dia a dia de trabalho. O volante assume a posição deixada por Edu Dracena, que operou o joelho esquerdo e só volta no segundo semestre deste ano.  

“Nota 11. Chamo de Marquinhos (Arouca), conheço ele desde novinho no Fluminense, em 2006. Tenho proximidade, sei que ele segura onda, passo essa responsabilidade dentro de campo, até pela posição que ocupa. Troco ideia, ouço opiniões dele, inclusive sobre companheiros de time, isso extravasa confiança e o cara se supera como foi hoje”, afirmou Arouca.

O camisa 5 abriu o marcador com um chute rasteiro de fora da área. O volante ainda deu assistência para o gol de Gabriel Barbosa, o segundo do jogo, e iniciou a jogada do terceiro ao roubar a bola de Danilo no campo de defesa e levá-la até o campo de ataque para o gol de Thiago Ribeiro.

Oswaldo está satisfeito com a dupla de volantes. Além de Arouca, o treinador elogiou a técnica de Alan Santos, que ganhou a posição de Leandrinho na equipe titular. O técnico santista destacou o entrosamento da dupla e, principalmente, a qualidade para apoiar o ataque.

“Ele e o Alan. Quando a gente tem jogadores com características definidas e diferentes, aconselha que um fique mais e outro saia mais. Ambos tem boa condição técnica, inteligência para jogar. Quando somam à linha de ataque se embaraçam bem. Dependendo do lado, sempre um saia mais para apoiar, aí eles tem mais liberdade como meia”, explicou.

Para Oswaldo, o esquema tático do Santos gira em torno de Arouca e Alan Santos. O jovem Leandrinho, que entrou na segunda partida na vaga de Alan, também foi bastante elogiado pelo treinador.

“É duro destacar alguém em um jogo desses, pelo empenho foram perfeitos. Gostei muito da partida do Arouca, do Alan enquanto esteve e do Leandrinho. Deram sustentação, equilíbrio, todo mundo girou em torno desses jogadores”, afirmou Oswaldo.

A vitória deixa o Santos com dez pontos, na liderança do Grupo C, considerado o mais difícil do Campeonato Paulista. Na próxima rodada, a equipe santista recebe o Botafogo-SP na Vila Belmiro.