Topo

Dorival vê São Paulo fugir de seu estilo, mas minimiza ausência de Cueva

Do UOL, em São Paulo

15/11/2017 22h08

Depois de cinco jogos de invencibilidade, o São Paulo foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, nesta quarta-feira (15) à noite, em Porto Alegre. Com o resultado, a equipe se manteve com 45 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e ainda tem chances remotas de ser rebaixado para a Série B do nacional. O desempenho da equipe fora de casa não agradou muito o treinador Dorival Júnior.

"Faltou abrir o jogo, o Grêmio congestionou a frente da área. Mesmo assim, criamos, fazendo parede e com outras jogadas, fizemos um gol anulado que não sei dizer se a condição era legal ou não. Antes, estávamos alongando, querendo chegar com velocidade. Quando jogamos com bola no chão, aproximação, tivemos chance contra uma das melhores equipes da competição, que joga com posse. Foi o que se desenhou, tanto no primeiro tempo quanto no segundo", explicou o treinador, que espera somar logo mais três pontos para afastar qualquer risco de rebaixamento.

"Se as pessoas souberem tudo que fizemos, o trabalho dos garotos, o torcedor vai entender qualquer situação, seja a confirmação da saída ou possibilidade mínima de briga por vaga. Faremos o nosso máximo. Não foi um trabalho fácil nem simples, e o torcedor entendeu, tanto que abraçou a equipe em todos os aspectos. Fizemos um segundo turno de recuperação muito bom, o São Paulo conquistou pontos importantes, construiu regularidade e esperamos voltar a tê-la para ter um final de campeonato um pouco diferente", disse Dorival, que não gostou muito da atuação de sua equipe nesta quarta-feira.

Coincidência ou não, esse foi o terceiro jogo em que o São Paulo não contou com Cueva, que defende a seleção peruana contra a Nova Zelândia na repescagem da Copa do Mundo, e não conseguiu a vitória (foram dois empates e uma derrota). 

"Criação é natural, mesmo sem o Cueva tivemos chances. Futebol não se resume a um jogador. É natural que nos últimos três jogos, por não termos o resultado positivo, acaba que evidencia a ausência. Mas não podemos pensar dessa maneira. Já tivemos boas partidas sem ele. Fugimos das nossas características, isso que me preocupa", afirmou Dorival.

Para complicar ainda mais a situação do Tricolor paulista, na próxima rodada, domingo, no Pacaembu, contra o Botafogo, Hernanes e Arboleda vão cumprir suspensão automática por receber o terceiro cartão amarelo. Esse será o primeiro jogo desde que fez a sua estreia, justamente contra o time carioca, no primeiro turno, em que o meio campista não terá condições de entrar em campo.

"Como ficamos sem Cueva por algumas rodadas, teremos tranquilidade sem o Hernanes para equilibrar a equipe e ter o time mais forte possível", disse Dorival.