Topo

Inter tenta vitória em homenagem a Fernandão contra o Fla em crise

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2014 06h00

O Internacional voltará a jogar no Beira-Rio após 67 dias. Na primeira partida depois do recesso para a Copa do Mundo em seu estádio, o Colorado tem como meta ganhar em homenagem a Fernandão – capitão do título mundial de 2006 que faleceu em acidente de helicóptero no começo de junho. Os tributos ao ex-jogador tomarão conta das horas que antecedem o confronto com o Flamengo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A morte de Fernandão não completa dois meses neste domingo, mas o dia foi escolhido para aglutinar as homenagens em virtude do retorno ao Beira-Rio. Palco do primeiro gol do antigo camisa nove pelo clube, o estádio virou também ponto de concentração dos torcedores que tentavam se despedir - ou simplesmente minimizar a tristeza, logo após a tragédia, em seis de junho.

“Temos que jogar por ele, foi um dos maiores ídolos aqui. Vamos tentar pensar nisto e usar a nosso favor na hora do jogo”, disse o meia Alan Patrick ao falar do domingo dedicado a Fernandão.

Se o time quer jogar por Fernandão, a torcida irá ao estádio por ele. O Internacional irá distribuir 30 mil máscaras com o rosto do seu ex-capitão e também prestará homenagens a esposa e filhos do ídolo. O número 9 outra vez não será usado por Wellington Paulista e os jogadores entrarão em campo com uma tarja preta no braço, mesmo gesto adotado diante do Corinthians, na última quinta-feira.

“A homenagem é justíssima. Foi um fato inesperado e extremamente violento, isto mexe muito mais. É um reconhecimento do clube e do torcedor. Que sirva de doping emocional para a gente tentar, e vamos tentar muito, vencer o jogo”, comentou o técnico Abel Braga – que trabalhou com Fernandão entre 2006 e 2008.

Na parte da escalação, o Internacional deve ter uma mudança. Wellington pode entrar para dar mais poder de marcação ao meio-campo. Jorge Henrique é o ficha 1 para sair da equipe. Aránguiz, recuperado de lesão no joelho direito, tem volta assegurada.

Do lado do Flamengo o clima não é de comoção, mas sim de pressão. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, com míseros sete pontos, o time de Ney Franco precisa urgentemente vencer. A delegação embarcou para Porto Alegre em meio a um protesto dos torcedores, que cobraram duramente André Santos, Elano e o goleiro Felipe. Um novo revés deixará a situação ainda pior e perto do insustentável para a comissão técnica.

Paulinho e Everton estão foram do jogo, por problemas físicos. Canteros e Eduardo Silva, contratados recentemente, ainda não entraram em campo.

INTERNACIONAL X FLAMENGO

Data: 20/07/2014 (domingo)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

INTERNACIONAL
Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; Wellington, Willians, Aránguiz, D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

FLAMENGO
Felipe; Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Recife, Luiz Antônio, Elano e Lucas Mugni; Nixon e Alecsandro
Técnico: Ney Franco