Topo

Rivais criticam Flu por tapetão e engrossam lista de 'secadores' no BR

A página "Tapetão", criada por um torcedor do Internacional, é uma das muitas existentes na internet - Reprodução/Facebook
A página 'Tapetão', criada por um torcedor do Internacional, é uma das muitas existentes na internet Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2014 06h00

O Fluminense entra em campo às 18h30 deste sábado, contra o Figueirense, no Maracanã, em uma situação mais incômoda que em outros Campeonatos Brasileiros. Não bastasse a pressão de ter que corresponder às expectativas de sua torcida, o Tricolor ainda será ‘secado’ por rivais insatisfeitos pela permanência da equipe na Série A através dos tribunais.

Os principais integrantes da lista de ‘secadores’ do Fluminense para o Campeonato Brasileiro são os torcedores da Portuguesa. Punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela escalação irregular do meia Héverton, o time paulista se sente prejudicado pelo rebaixamento nos tribunais. E seus adeptos querem que o Tricolor pague por isso.

Além de torcer pela Portuguesa na Série B, a principal ocupação dos fãs da equipe lusitana será apoiar os rivais do Fluminense na primeira divisão. Um dos administradores da página Lusa News, o estudante de jornalismo Felipe Higino, de 20 anos, torce pelo rebaixamento do Tricolor neste ano.

“Vou torcer contra, claro. Quero que sejam rebaixados”, disse o torcedor da Portuguesa. “Não gosto deles e sinto muita pena de que exista um time que se orgulhe de jogar um campeonato que não lhe pertence”, opinou Felipe, que diz ter amigos adeptos de outras equipes paulistas que torcerão contra o Tricolor.

“Vários amigos [torcedores de outros times] vão torcer contra o Fluminense. É como diz nossa torcida: Eles estão com a maldição do bacalhau, que atinge todos aqueles que um dia fizeram algo de ruim para a Portuguesa. Ela, às vezes, demora, mas uma hora chega”, completou.

O estudante de 17 anos Leonardo Mattia, de Porto Alegre, confirma a tese do torcedor da Portuguesa. Ele é colorado, mas promete torcer contra o Fluminense durante o Campeonato Brasileiro. Além disso, criou uma página chamada “Tapetão” no Facebook, ilustrada por um tapete com o escudo do Tricolor.

“[O Fluminense] é um time que eu acompanho já faz bastante tempo, mas é uma equipe que sempre está dando um ‘jeitinho’ para conseguir as coisas. Um exemplo clássico e mais lembrado até hoje foi o retorno do Fluminense à Série A partindo da série C sem ao menos jogar a B em 99. O fato acabou prejudicando o Gama com a mudança de tabela. E outros times não devem ser prejudicados por causa do Fluminense”, argumenta o torcedor do Internacional.

“Nem assistirei aos jogos, exceto em casos do time que torço jogar contra eles. Assistir a um jogo do Fluminense seria apoiar toda essa falta de vergonha. O certo era ninguém assistir ao Fluminense jogando a Série A. Infelizmente nosso país tem furos nas leis que acabam fazendo com que isso aconteça. Todo o mundo verá uma das verdadeiras imagens do país da Copa do Mundo de 2014: uma pizza”, complementou.

Já as redes sociais estão repletas de páginas que reprovam a permanência do Fluminense na Série A. Além da criada por Leonardo Mattia, outras chegam a ter mais de 30 mil seguidores, como a “De Costas para o Fluminense” e a “STJD da depressão”, com seis mil. Em comum, os perfis contam com brincadeiras e críticas à postura do Tricolor fora dos gramados.