PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Quando o futebol brasileiro volta? E o europeu? UOL Esporte responde

Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique; futebol já voltou na Alemanha - Matthias Hangst/AFP
Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique; futebol já voltou na Alemanha Imagem: Matthias Hangst/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 04h00

A pandemia do novo coronavírus suspendeu competições esportivas ao redor do mundo. Mas o futebol já começa a retornar. O Campeonato Alemão já tem bola rolando novamente, e outros nacionais da Europa marcam data para voltar.

Enquanto isso, o UOL Esporte tira suas principais dúvidas sobre o retorno dos torneios. Confira quando voltam os principais campeonatos de futebol no Brasil e no mundo, como o Paulista, o Carioca, o Espanhol e o Italiano, entre outros.

Quando o futebol brasileiro volta?

Os estaduais e os torneios nacionais organizados pela CBF estão suspensos desde o dia 15 de março. Ainda não há uma previsão campeonatos nacionais serão reiniciados. Entre os Estaduais, o Carioca deve ser o primeiro a voltar. A permissão para o reinicio deve acontecer na quarta-feira (17) e o primeiro jogo seria Flamengo x Bangu, na quinta-feira (18), no Maracanã.

Quando o Campeonato Paulista volta?

O Campeonato Paulista ainda não tem data para voltar. Na noite de terça-feira (16), no entanto, o Governo de São Paulo permitiu que os times voltassem a treinar com restrições e seguindo um protocolo. A partir daí, é esperado que o torneio recomesse após uma pré-temporada de cerca de 20 dias.

Quando volta o Campeonato Carioca?

O Campeonato Carioca é o Estadual mais próximo do retorno. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) sugeriu que Flamengo e Bangu se enfrentem na quinta-feira, 18 de junho. A decisão deverá ser chancelada na quarta-feira (17). Contrários à decisão, Botafogo e Fluminense prometem ir à Justiça para não voltarem a campo.

Quando volta o futebol na Europa?

Entre as principais ligas nacionais da Europa, só o Campeonato Francês não voltará - o nacional foi finalizado, e o PSG foi declarado campeão. O Alemão já voltou, o Espanhol voltou no dia 11 de junho, o Inglês volta no dia 17 de junho, e o Italiano volta no dia 20 de junho.

A Liga dos Campeões ainda não tem data certa para retornar.

Que dia voltou a Bundesliga?

O Campeonato Alemão voltou a ser disputado em 16 de maio. No jogo de reabertura, o Borussia Dortmund goleou o Schalke 04 por 4 a 0.

Quando volta o Campeonato Espanhol?

O Campeonato Espanhol retornou no dia 11 de junho.

Quando volta o Campeonato Italiano?

O Campeonato Italiano tem retorno previsto para 20 de junho.

Quando volta o Campeonato Inglês?

O Campeonato Inglês tem retorno previsto para 17 de junho.

Quando volta o Campeonato Francês?

O Campeonato Francês não voltará. Pouco tempo depois de ser suspenso durante a pandemia de coronavírus, o torneio foi dado como encerrado, e o PSG foi declarado campeão.

Quando volta o Campeonato Chinês?

O Campeonato Chinês ainda não tem data certa para recomeçar. A imprensa estatal do país informou que pretendia-se reiniciar o torneio no dia 24 de junho. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial.

Quando vai começar o Campeonato Brasileiro?

O Campeonato Brasileiro ainda não tem data para começar. Como os Estaduais não foram encerrados, será preciso preparar um calendário alternativo para abrigar todas as competições nacionais.

Quando vai começar a Libertadores?

A Libertadores ainda não tem data de reinício. Os dirigentes da Conmebol se reuniram com membros da Bundesliga para coletar informações sobre os protocolos usados no retorno do futebol alemão. A entidade máxima do futebol sul-americano quer que Libertadores e Sul-Americana sejam encerradas dentro de campo, mesmo que tenham que terminar em 2021.

Quando vai começar a Copa do Brasil?

Ainda não há data para o reinício da Copa do Brasil. O torneio foi paralisado no meio da disputa da terceira fase.

Futebol