PUBLICIDADE
Topo

Francês - 2019/2020

PSG é declarado campeão francês após encerramento do campeonato

Neymar é campeão francês com o PSG após encerramento prematuro do campeonato - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Neymar é campeão francês com o PSG após encerramento prematuro do campeonato Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2020 12h59

O Paris Saint-Germain é o campeão francês da temporada 2019/2020. Em reunião na manhã de hoje, a Liga de Futebol da França (LFP) definiu o PSG como campeão após o encerramento prematuro do campeonato em razão da pandemia de coronavírus.

O time de Neymar e companhia liderava a competição com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. Faltavam 10 jogos para a maioria dos clubes finalizar sua participação na competição.

Na última semana, após o primeiro-ministro Édouard Phillipe informar que não seria possível a realização de eventos esportivos até o mês de setembro, a LFP e a Federação Francesa de Futebol (FFF) informaram que o torneio seria encerrado.

Olympique de Marselha e Rennes completam as vagas da Liga dos Campeões da próxima temporada. Toulouse e Amiens foram rebaixados para a Ligue 2, enquanto Lorient Bretagne Sud e Racing Club de Lens sobrem para a Ligue 1. Confira a classificação completa abaixo.

Dirigente do PSG, Nasser Al-Khelaifi reagiu ao anúncio dedicando o título a "todos os profissionais de saúde e outros heróis do cotidiano, cujo compromisso por estas longas semanas tem toda a nossa admiração".

"Entendemos, respeitamos e apoiamos as decisões tomadas pelo governo francês para interromper o campeonato. A saúde, como o governo sempre disse, deve ser nossa prioridade", continuou.

O dirigente disse que o troféu é "uma recompensa pelo compromisso diário" de seus colegas de campo e funcionários do time. "Nestes tempos difíceis, espero que isso traga alguma felicidade e esperança a todos os nossos torcedores. Seu apoio inabalável mantém o clube avançando", completou.

Após o cancelamento do Francês, o dono do PSG abriu a possibilidade do clube encerrar sua participação na Liga dos Campeões desta temporada atuando apenas no exterior.

O Campeonato Francês não é o primeiro a ser encerrado prematuramente. Antes, o Holandês também acabou definido sem a conclusão dos jogos. Neste caso, não houve definição de campeão.