Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Boca fica sem zagueiros a uma semana de enfrentar o Corinthians

Zagueiro e capitão do Boca, Cáli Izquierdoz é desfalque certo para encarar Corinthians - Divulgação AFA
Zagueiro e capitão do Boca, Cáli Izquierdoz é desfalque certo para encarar Corinthians Imagem: Divulgação AFA

Colunista do UOL

19/04/2022 08h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O clássico será daqui a exatamente uma semana. Se fosse hoje (19), o Boca Juniors simplesmente não teria uma dupla de zagueiros para enfrentar o Corinthians, sendo obrigado a improvisar profundamente o setor.

O técnico Sebastián Battaglia espera a recuperação de lesionados que terão condições de jogo pela Libertadores da América daqui a sete dias, mas já é possível afirmar: os argentinos entrarão na Neo Química Arena com defensores sem entrosamento e sem condições físicas ideais.

O primeiro nome a integrar esta lista de desfalques é o do experiente (e truculento) Marcos Rojo, que estava na mira do Palmeiras. Titular da seleção argentina nas últimas duas Copas do Mundo, ele segue cumprindo suspensão (faltam três partidas) por ter atirado um extintor de incêndio na polícia na famosa briga do Mineirão no ano passado contra o Atlético-MG.

O seu companheiro na dupla teoricamente titular, o ótimo zagueiro (e melhor ainda capitão) "Cáli" Izquierdoz, se recupera da cirurgia no pé esquerdo no mês passado. Na mais otimista previsão, volta a jogar apenas em agosto.

batta - Reprodução TyC Sports - Reprodução TyC Sports
Técnico do Boca, Sebastián Battaglia está cercado de desfalques para encarar Corinthians
Imagem: Reprodução TyC Sports

E os demais?

Na vaga de ambos, o Boca vinha contando com Jorge Figal, Carlos Zambrano, Gastón Ávila e Gabriel Aranda — e todos, simplesmente todos, incrivelmente se machucaram nos últimos dias.

A mais recente entrada na enfermaria ocorreu anteontem (17) depois do 1 a 1 contra o Lanús pelo Campeonato Argentino, na Bombonera. Gastón Ávila, prata da casa de 20 anos, sofreu um estiramento no adutor esquerdo. Será baixa no Boca entre duas a três semanas, e está descartado para jogar no Brasil.

Os que têm recuperação adiantada para encarar o Corinthians são Zambrano e Figal — mas não há certezas.

O caso mais promissor é o do argentino Figal, de 28 anos, ex-Independiente, que sofreu uma distensão no adutor direito há oito dias. Já o peruano Zambrano, de 32, afetado no isquiotibial direito há 12 dias, se ficar apto, será em cima da hora.

Por fim, há o juvenil Gabriel Aranda, de 21 anos, que torceu o tornozelo esquerdo há uma semana. Ele acelera agora seu tratamento para jogar amanhã (20), no sacrifício, contra o Godoy Cruz de Mendoza, pelo Campeonato Argentino (versão Copa da Liga Profissional).

boca - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Benedetto comemora gol do Boca Juniors sobre o Always Ready pela fase de grupos da Copa Libertadores
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Dois jogos e SP

Além do Godoy Cruz amanhã às 21h30 (de Brasília) na Bombonera, o Boca tem mais um compromisso pelo Campeonato Argentino antes de encarar o Corinthians. Os comandados de Battaglia encaram também o Central Córdoba em Santiago del Estero no sábado às 19h.

Santiago del Estero fica a 1.070 quilômetros de Buenos Aires. O cenário mais provável na capital portenha nesta terça é que o Boca jogue com time titular amanhã e poupe praticamente a totalidade dos seus jogadores no fim de semana — para evitar o deslocamento, um dos maiores da Argentina, e deixar os titulares em ótimas condições para o clássico ante o Corinthians.

Há um problema: o Boca hoje está em quarto no seu grupo e corre risco de não se classificar para as quartas de final.

Cada chave de 14 times classifica exatamente quatro. Ou seja: os xeneizes estão no limite para serem eliminados ainda na fase de grupos da competição local. A rodada de amanhã será a 11ª de um total de 14.