Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

BJK Cup: Laura Pigossi leva virada, e Alemanha abre 2 a 0 em São Paulo

Depois da decepcionante derrota de Beatriz Haddad Maia no primeiro jogo do confronto entre Brasil e Alemanha no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a esperança verde-e-amarela na Billie Jean King Cup caiu nas costas de Laura Pigossi. A paulista de 29 anos, #125 do mundo, entrou em quadra com a obrigação de vencer pelo menos um de seus jogos neste fim de semana, e até começou bem, mas acabou superada de virada pela número 1 alemã, Tatjana Maria (#66), que fez 2/6, 6/4 e 6/4.

Com o resultado, o time germânico termina a sexta-feira liderando por 2 a 0 e precisando apenas de uma vitória no sábado para fechar o confronto e garantir a vaga na fase final da BJK Cup. O Brasil do capitão Luiz Peniza precisa vencer os três jogos restantes para avançar na competição.

Os momentos-chave

Depois da derrota de Bia, foi essencial para Laura quebrar o saque de Maria logo no primeiro game da partida. A paulista não só se mostrou capaz de lidar bem com os slices da adversária como acordou a torcida e criou um ambiente favorável para vencer os pontos mais importantes até fechar o primeiro set por 6/2.

Laura perdeu a quebra de vantagem que havia obtido no começo do segundo set, e a parcial seguiu equilibrada até o nono game. A alemna se viu diante de mais dois break points, mas desta vez conseguiu se salvar com uma direita vencedora e um erro forçado da brasileira. Maria aproveitou o momento e, no décimo game, após dois erros não forçados de Pigossi, encaixou uma curtinha indefensável e anotou mais uma quebra, fechando o set em 6/4.

O terceiro set foi cheio de altos e baixos e quebras de saque (sete ao todo). No fim, valeram a experiência e o melhor saque da alemã, que quebrou o serviço de Pigossi no décimo game e fechou o confronto.

O que vem por aí

O confronto continua neste sábado, a partir das 15h (de Brasília). Primeiro, Bia Haddad Maia enfrenta Tatjana Maria. Em seguida, Laura Pigossi duela com Laura Siegemund. Se houver empate após a quarta partida de simples, um jogo de duplas decidirá o confronto. O Brasil está escalado com Haddad Maia e Luisa Stefani, enquanto a Alemanha tem Anna-Lena Friedsam e Angelique Kerber.

Os capitães de cada país, contudo, podem mudar as escalações até poucos minutos antes das partidas. A expectativa é de que Rainer Schuettler troque Maria por Kerber para o primeiro jogo deste sábado. Ano passado, quando Maria enfrentou Bia Haddad em Roland Garros, a brasileira venceu com facilidade, aplicando 6/0 e 6/1. Também existe a possibilidade de Siegemund entrar no jogo de duplas caso este seja necessário. A alemã, afinal, é a atual número 6 do mundo na modalidade.

O que vale

Brasil e Alemanha se enfrentam neste fim de semana, em São Paulo, em busca de uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup. Para o time do capitão Luiz Peniza, que ainda conta com Carolina Meligeni, Luisa Stefani e Ingrid Martins, um triunfo significará a primeira vez desde 1982 que o Brasil estará entre as 12 primeiras colocadas da divisão principal do tênis feminino mundial.

Continua após a publicidade

O time perdedor voltará a competir em novembro, na fase de Play-Offs, quando precisará triunfar para continuar na divisão de elite da BJK Cup. Em caso de nova derrota, o país cai para o Grupo I, uma divisão secundária e zonal, disputada apenas entre times de seus continentes.

Onde ver

Os direitos de transmissão de Brasil x Alemanha são do NSports, disponível na ClaroTV, na Sky+ e no YouTube.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes