Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Bia Haddad joga mal, e Brasil se complica contra a Alemanha em São Paulo

O tão esperado confronto em São Paulo não começou como o time brasileiro da Billie Jean King Cup esperava. Em um Ibirapuera cheio e barulhento, Beatriz Haddad Maia, número 1 do país e 13 do mundo, não correspondeu às expectativas, cometeu muitos erros e acabou derrotada por Laura Siegemund (#85 do mundo) por 6/4 e 6/2, na noite desta sexta-feira.

O resultado dá uma importante vantagem para a Alemanha, que faz 1 a 0 em um jogo em que sua tenista não era a favorita. Agora, para o Brasil conseguir a virada, precisará de pelo menos uma vitória de sua tenista número 2, a também paulista Laura Pigossi (#125), que não é considerada favorita em nenhum dos duelos deste fim de semana. Ainda nesta sexta, ela encara a número 1 alemã, Tatjana Maria (#66).

Os momentos-chave

Bia começou a partida aparentemente nervosa e cometeu quatro erros logo no primeiro game, quando perdeu seu saque. Para a sorte da brasileira, Siegemund também cometeu erros no segundo game e foi quebrada.

O set chegou à reta final com o momento a favor da brasileira, que quebrou o saque de Siegemund mais uma vez no oitavo game, igualando o placar em 4/4. No nono, contudo, Bia abriu o game com um winner, mas cometeu dois erros não forçados, enquanto Siegemund foi agressiva e forçou mais duas falhas da paulista. A alemã abriu 5/4 e, na sequência, converteu o quarto set point para fechar a parcial em 6/4.

O segundo set começou ainda pior, com Bia mais errática, deixando Siegemund em uma posição confortável. Enquanto a brasileira empilhava falhas não forçadas (seis nos quatro primeiros games), a alemã abriu 4/0. A vantagem se mostrou grande demais para uma reação da tenista da casa.

Em números

Bia terminou o primeiro set com mais winners (oito a cinco), mas acumulou 18 erros não forçados e outros nove forçados. Siegemund, por sua vez, somava apenas sete e 11, respectivamente.

Dos 63 pontos vencidos por Siegemund nesta sexta-feira, 31 vieram em erros não forçados de Haddad Maia.

Continua após a publicidade

O que vale

Brasil e Alemanha se enfrentam neste fim de semana, em São Paulo, em busca de uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup. Para o time do capitão Luiz Peniza, que ainda conta com Carolina Meligeni, Luisa Stefani e Ingrid Martins, um triunfo significará a primeira vez desde 1982 que o Brasil estará entre as 12 primeiras colocadas da divisão principal do tênis feminino mundial.

O time perdedor voltará a competir em novembro, na fase de Play-Offs, quando precisará triunfar para continuar na divisão de elite da BJK Cup. Em caso de nova derrota, o país cai para o Grupo I, uma divisão secundária e zonal, disputada apenas entre times de seus continentes.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes