Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Entre altos e baixos, Bia Haddad vira jogo e mantém Brasil vivo na BJK Cup

Quando o capitão Rainer Schuettler escalou a número 189 do mundo, Anna-Lena Friedsam, para enfrentar Beatriz Haddad Maia (#13 do ranking) no terceiro jogo do confronto entre Brasil e Alemanha, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, parecia que a tenista da casa teria uma tarefa não tão complicada para vencer e manter o Brasil vivo na Billie Jean King Cup. Essa sensação se reforçou quando a paulista abriu 4/0 no primeiro set, mas Bia viveu mais uma jornada cheia de altos e baixos. Só depois de levar uma improvável virada no primeiro set é que a paulista encontrou um tênis sólido o bastante e arrancou para conquistar uma vitória crucial por 5/7, 6/0 e 6/1.

O resultado mantém o Brasil vivo e deixa o placar do confronto em 2 a 1 para a Alemanha. O time germânico terminou a sexta-feira com boa vantagem, após Laura Siegemund derrotar Bia Haddad e Tatjana Maria superar Laura Pigossi. Por isso, o time do capitão Luiz Peniza ainda precisa de um resto de sábado perfeito para conquistar o que, neste momento, parece uma improvável vitória.

Os momentos-chave

Depois de abrir 4/0, Bia viveu seu pior momento no fim de semana. Começou a errar desenfreadamente, perdeu as duas quebras de vantagem e, quando precisou sacar em 5/6, mostrou-se tensa e sem confiança. Cometeu mais três erros e, após um segundo saque a apenas 116 km/h, voltou a falhar para dar a quebra e o primeiro set para a alemã.

A brasileira se recuperou mentalmente e começou o segundo set com uma quebra de saque. Foi o bastante para Bia recuperar a confiança e reencontrar um tênis mais sólido, como ela é capaz de apresentar com frequência. Assim, diante de uma oponente inferior e que não vem conquistando resultados relevantes no circuito, a paulista disparou no placar, reacendeu a torcida e fez 6/0 para forçar o set decisivo.

Friedsam quebrou a sequência da brasileira quando confirmou seu serviço no começo do terceiro set, mas Bia já era a melhor tenista em quadra com folgas e continuou confirmando seu status de favorita. Logo no terceiro game, a brasileira anotou a primeira quebra. Depois disso, mais confiante e pedindo a participação da torcida cada vez mais, Bia dominou as ações até fechar o jogo.

O que vem por aí

O quarto jogo do tem a número 3 do Brasil, Carol Meligeni (#345 do mundo), contra a número 2 alemã, Laura Siegemund (#85). Peniza optou por Carol no lugar de Laura Pigossi, que terminou seu jogo com cãibras na noite anterior.

Se Carol vencer a quarta partida de simples e empatar a série em 2 a 2, um jogo de duplas decidirá o confronto. Por enquanto, o Brasil está escalado com Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani, enquanto a Alemanha tem Anna-Lena Friedsam e Angelique Kerber.

Continua após a publicidade

O que vale

Brasil x Alemanha disputam uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup. Para o time do capitão Luiz Peniza, um triunfo significará a primeira vez desde 1982 que o Brasil estará entre as 12 primeiras colocadas da divisão principal do tênis feminino mundial.

O time perdedor voltará a competir em novembro, na fase de Play-Offs, quando precisará triunfar para continuar na divisão de elite da BJK Cup. Em caso de nova derrota, o país cai para o Grupo I, uma divisão secundária e zonal, disputada apenas entre times de seus continentes.

Onde ver

Os direitos de transmissão de Brasil x Alemanha são do NSports, disponível na ClaroTV, na Sky+ e no YouTube.

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes