Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Do fundão, Medvedev abafa reação de Cressy e vai às quartas na Austrália

EFE
Imagem: EFE

Colunista do UOL

24/01/2022 04h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O americano Maxime Cressy, de 24 anos e número 70 do mundo, chegou às oitavas de final do Australian Open apoiado em um tênis agressivo e um saque monstruoso, cuja média (a média!) de velocidade fica perto dos 200km/h. Em suas três primeiras apresentações no torneio, Cressy disparou 31, 18 e 28 aces, respectivamente, e sua esperança nesta segunda-feira era fazer mais do mesmo. Daniil Medvedev, porém, teve as respostas certas nos momentos mais importantes. Posicionado muito atrás da linha de base, quase sempre na sombra do fundão (vide foto acima), o número 2 do mundo limitou o número de aces de Cressy, conseguiu duas quebras de saque e saiu vencedor por 6/2, 7/6(2), 6/7(4) e 7/5.

Finalista do Australian Open no ano passado, Medvedev avança, assim, às quartas de final e vai enfrentar na sequência o canadense Félix Auger-Aliassime (#9), que superou o croata Marin Cilic (#27) de virada na John Cain Arena: 2/6, 7/6(7), 6/2 e 7/6(4).

Como aconteceu

Logo nos primeiros games, ficou evidente que Cressy teria problemas para confirmar o serviço com a facilidade que teve nos duelos anteriores. Medvedev, posicionado sempre no fundão, conseguia alcançar mais bolas e entrar nos pontos. Já no terceiro game, o russo teve dois break points. Não conseguiu confirmar o primeiro, mas capitalizou no segundo para abrir 2/1. Pouco depois, no sétimo game, outra quebra, que veio após uma devolução lá do fundo forçar Cressy a fazer um voleio nada simples. A bola do americano saiu ao lado, e Medvedev abriu 5/2. Pouco depois, o placar mostrava 6/2 para o russo.

A segunda parcial foi bem diferente. Cressy continuava tendo mais trabalho em seus games de saque, mas conseguia evitar que Medvedev tivesse chances de quebra. O russo, por sua vez, seguia confirmando sem problemas. No 12º game, porém, Cressy decidiu arriscar nas devoluções e, pela primeira vez, teve sucesso e chegou até a conquistar um set point. A parcial só não terminou nas mãos do americano porque Medvedev conseguiu uma passada espetacular após um voleio bom de Cressy (veja acima). Depois disso, o número 2 do mundo confirmou o saque e ganhou o tie-break - novamente encaixando boas devoluções disparadas lá do fundão de quadra.

O terceiro set foi tão equilibrado quanto o anterior. Medvedev pediu atendimento médico nas costas, mas não pareceu incomodado no resto do embate. Cressy, por sua vez, continuava sem ceder chances de quebra. Novamente, foi necessário um tie-break para decidir a disputa e, desta vez, dois pontos seguidos de devolução fizeram a diferença para Cressy, que fechou o game de desempate em 7/6(4).

O quarto set foi o que o americano mais teve problemas com seu saque. No entanto, Cressy foi brilhante para salvar-se de oito break points no terceiro, quinto, sétimo e 11º games. Faltava ao desafiante incomodar mais nos games em que Medvedev sacava. O russo seguia confirmando seu serviço sem dificuldades e tinha mais liberdade para arriscar nas devoluções. E foi assim, no nono break point, que o número 2 do mundo finalmente conseguiu a quebra que faltava. Com mais uma boa devolução, forçou Cressy a volear ainda longe da rede. Na segunda bola, Medvedev fez uma passada na paralela e abriu 6/5. Depois disso, foi só sacar e fechar o jogo.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.