Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Podcast SeV S03E36 - Retrô: Safin x Federer, AO/2005

Roger Federer e Marat Safin na semifinal do Australian Open de 2005 - Reprodução/YouTube
Roger Federer e Marat Safin na semifinal do Australian Open de 2005 Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

06/11/2021 01h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, vem hoje inaugurando uma série sobre partidas históricas. A partir deste episódio, passarei a gravar programas lembrando alguns de meus jogos favoritos - os que acompanhei ao vivo ou pela TV. Lembrarei do contexto da época, por que achei a partida especial, falarei sobre o que fez a diferença no duelo e também que consequências aquele resultado teve.

Começo pela semifinal do Australian Open de 2005, entre Marat Safin e Roger Federer. Um jogo em que ambos tiveram match points com o saque, ambos perderam match points com o saque em pontos inacreditáveis e ambos mostraram altíssimo nível do começo ao fim. Para dar um gosto especial, a partida só foi decidida em um quinto set longo.

Além de lembrar dos momentos mais importantes - e insanos - do jogão, analiso como era vista a geração de 2005, já dominada por Roger Federer; comento o histórico do suíço em cinco sets e como ele era visto por seus maiores rivais (faço um paralelo com Pete Sampras e seus contemporâneos); comparo a versão 2005 de Roger com outros momentos de sua carreira ; e lembro por que tenistas talentosíssimos como Safin e Nalbandian nunca conseguiram brigar pelo topo do ranking com Federer.

Veja abaixo a partida e saiba como acessar o podcast:

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo, newsletter semanal e grupo de bate-papo via Telegram, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.