Topo

Saque e Voleio

Podcast Saque e Voleio: S02E19

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

02/06/2020 23h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, chega hoje debatendo o posicionamento social e político de atletas e o quanto isso afeta seu valor comercial. Até que ponto alguém se valoriza ao marcar posição forte sobre determinado tema? Quais são os riscos? Quais são os assuntos mais perigosos?

Para ilustrar o debate, trago os exemplos de Roger Federer, Michael Jordan, Marta, Colin Kaepernick e até João Souza, o Feijão, e mostro onde cada um ganhou e/ou perdeu ao tomar determinada atitude em questões específicas. Depois, pergunto: será que devemos cobrar isso de qualquer atleta? Será que todos eles têm condições de opinar inteligentemente sobre temas como pena de morte, aborto, porte de arma, etc.?

Por fim, falo também sobre as recentes manifestações após a morte do cidadão negro americano George Floyd, citando os vídeos de Cori Gauff e Frances Tiafoe e os posts de Naomi Osaka, e aproveito para analisar a validade, a força e a capacidade de mudança de protestos que não saem de redes sociais.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.