Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A sorte está de mãos dadas com a Holanda neste Mundial

Colunista do UOL

25/11/2022 14h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já são pouco mais de 180 minutos na Copa do Mundo 2022 e a decepção com a Holanda é grande. Não que tenha o melhor elenco da competição, passa longe disso, mas não mostrou nem metade do que poderia diante de Senegal e Equador. Mesmo assim tem quatro pontos e está virtualmente classificada, já que encara o frágil Qatar na última rodada. Se Sadio Mané estivesse em campo na rodada passada, talvez a situação fosse diferente

Louis Van Gall sacou De Vrij da defesa e promoveu o retorno de Timber. Koopemeiners entrou no lugar de Berghuis no meio e Klaassen jogou mais perto de Gakpo e Bergwijn. Memphis Depay seguiu no banco. Gustavo Alfaro mudou o esquema do time. Montou um 3-4-3. Porozo entrou na zaga e Romario Ibarra saiu do time. Enner Valencia jogou pela esquerda do ataque.

O placar não demorou a se movimentar no Khalifa Stadium. Cody Gakpo mostrou todo o seu poder decisivo logo aos cinco minutos. Moisés Caicedo errou um passe após desarmar Bergwijn na entrada da área, Klaassen ajeitou e o jovem atacante bateu firme de canhota para marcar. Sair atrás no marcador obrigou o Equador a atacar mais na 1ª etapa, o que talvez não fosse a proposta inicial de seu treinador.

O time sul-americano lutou e se movimentou bastante para tentar fugir dos fortes encaixes de marcação dos holandeses. Plata saiu constantemente da direita do ataque numa tentativa e arrastar Aké para longe dali. Preciado se projetou muito, forçando Blind e recuar mais. Enner Valencia deu muito trabalho a Timber, e Estrada travava bons embates com Koopmeiners ou De Jong ao recuar para receber a bola.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Holanda e Equador iniciaram o duelo válido pela 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Caicedo e Mendez tinham muitas dificuldades para dar verticalidade aos ataques. Mesmo assim, ''La Tri'' poderia ter empatado antes do intervalo. Chegando com perigo em raras transições ou em bolas paradas, fez um gol nos acréscimos com Estupiñan, mas o impedimento de Porozo foi marcado no lance. Noppert fez ótima defesa em chute cruzado de Enner Valencia. E Estrada perdeu boa chance na pequena área.

Com a bola, a Holanda tentava controlar as ações, reter a posse, mas não conseguia ganhar profundidade quando necessário. Não conseguiu administrar a vantagem com tanta tranquilidade. Dumfries se projetava mais do que Blind pela esquerda, evidenciando o lado mais agudo da Laranja Mecânica, mas a produção era nula. A única finalização foi o gol marcado por Gakpo.

Memphis Depay entrou no intervalo, na vaga do apagado Bergwijn. Nada mudou! O Equador chegou ao gol de empate logo aos três minutos. Moisés Caicedo roubou de Timber em uma ''pressão alta'' e Estupiñan chutou forte para Noppert espalmar. Enner Valencia só empurrou para o gol vazio e assumiu a artilharia da Copa.

02 - ADRIAN DENNIS / AFP - ADRIAN DENNIS / AFP
Enner Valencia marcou o gol de empate do Equador diante da Holanda
Imagem: ADRIAN DENNIS / AFP

Os equatorianos ganharam ainda mais moral e a Holanda aumentou sua apatia. Plata mandou uma bomba no travessão aos 13' e por muito pouco não virou. Angelo Preciado começou a ser uma ótima opção pelo flanco direito. Blind tinha dificuldades para brecá-lo. Com o passar do tempo, e algumas mexidas feitas, o jogo voltou a se equilibrar, e os sul-americanos deixaram de criar chances.

O empate faz com que o Equador possa se classificar para as oitavas de final se não perder de Senegal na última rodada. Já os europeus têm a faca e o queijo na mão para passarem em primeiro lugar. Na fase eliminatória, somente a sorte não será suficiente.