Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gabigol? Cano? Pedro? Conheça Lelê, o artilheiro do Carioca 2023

Colunista do UOL

26/01/2023 09h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se tem um Estadual neste início de 2023 com fartura de opções para artilheiros este é o Carioca. Pedro e Gabigol são sempre apostas para terminar na frente na lista de quem mais balançou as redes. Germán Cano então, nem se fala. Pedro Raul estreou com o Vasco e é outro candidato. Ainda há Tiquinho Soares no Botafogo. Mas até aqui um atacante do Volta Redonda vem roubando a cena.

Leanderson da Silva Genésio é o nome, ou você pode chamar apenas de Lelê, alcunha que o camisa 18 do time do Sul Fluminense adota. Aos 25 anos, ele disputa o seu primeiro campeonato de primeira divisão da carreira, e vem mostrando que está preparado para voos maiores. Já há clubes da Série B do Brasileirão sondando sua situação. Tem o perfil da competição e une valências difíceis de serem combinadas.

Lelê pertence ao Itaboraí Profute, clube de divisões inferiores do futebol carioca. Ele se profissionalizou lá e começou a chamar a atenção na quarta divisão em 2019. Foi emprestado ao Maricá duas vezes e o faro de gol fez o Volta Redonda se interessar. O clube da cidade do aço enxergou um potencial maior do que a média dos atacantes dos clubes pequenos do Rio de Janeiro. E estava certo!

Com 1,90m e capacidade de se impor em duelos aéreos, o jogador passa muito longe de ser um atacante que se restringe ao jogo físico na área. A principal característica de Lelê, aliás, é a capacidade de atacar espaços nas costas da defesa.

Leve, consegue arrancar rapidamente e tem passadas largas para chegar na frente dos zagueiros, seja em diagonais curtas entre eles, ou em passes numa zona maior, em profundidade. A finalização precisa é artigo preponderante na avaliação de seu jogo. Perde poucos gols neste momento.

01 - Raphael Torres / VRFC - Raphael Torres / VRFC
Lelê, à esquerda, comemora um dos gols feitos no Carioca 2023 ao lado do ponta Pedrinho
Imagem: Raphael Torres / VRFC

Fora da área apresenta desenvoltura. Bom controle de bola, potencial de associação com os companheiros, tanto que pode ser utilizado também como ponta. Um perfil que não é tão simples de achar.

Obviamente que Lelê, por ter se destacado relativamente tarde em um campeonato de nível mais exigente, ainda precisa se aprimorar em alguns aspectos técnicos e táticos, mas já tem condições, por exemplo, de ser influente numa Série B nacional. Já tinha provado isso no ano passado. Disputou a segunda divisão do Rio de Janeiro, a Copa Rio a Série C do Brasileirão com o aurinegro, e foi muito regular.

São cinco gols em quatro jogos no Carioca 2023. Fora uma assistência e as participações precisas em diversas jogadas de ataque do Volta Redonda. É de longe o jogador mais decisivo do time. Participou diretamente de 75% dos gols feitos até aqui.

Foi bem contra o Botafogo, no único duelo que teve diante de um clube grande até o momento na temporada, mas a melhor atuação aconteceu na noite de ontem. Atropelou o Resende em um jogo que terminou 5x1 para sua equipe e teve a característica que ele melhor se encaixa: espaço para correr nas costas da defesa.

Depois de quatro rodadas já deu para entender que o Volta Redonda é o time ''pequeno'' carioca com mais condições de surpreender, e Lelê é fundamental nisso. Ainda terá duelos contra Flamengo, Fluminense e Vasco nesta 1ª fase para aparecer a nível nacional. É bom ficar de olho nele!