Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Zé Rafael fixo e Menino infiltrando. A solução inicial de Abel sem Danilo

Colunista do UOL

29/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Perder um dos melhores volantes surgidos no Brasil nos últimos anos não é simples. O Palmeiras está no mercado atrás de um nome que chegue e tome conta da posição como Danilo fez. Enquanto isso, Abel Ferreira achou uma solução para este início de temporada. Escalados assim já no jogo com o São Paulo, na última semana, Zé Rafael e Gabriel Menino repetiram uma interessante dose contra o Flamengo.

Nenhum dos dois é o ''camisa 5'' que Danilo foi. Zé, inclusive, se destacou como meia-ofensivo em grande parte da carreira. Foi recuado para ''segundo homem'' de meio-campo por Vanderlei Luxemburgo e ganhou sequência na função com Abel Ferreira. Nos últimos dois jogos em que foi começou como titular, fez o papel de jogador mais recuado do setor, à frente da linha de zaga

Mesmo sendo uma adaptação, hoje não há muita dúvida de que a ''primeira linha'' do meio é o lugar certo para ele. Não fez uma boa partida ontem, mas é bastante regular em bom nível. Recupera bolas com facilidade, ganha duelos e faz coberturas importantes.

Já Gabriel Menino fez diversas funções desde que se profissionalizou, mas algo que ele certamente não será é um volante mais ''posicional'', resguardando a frente da área. Pelo contrário, o forte de seu jogo é a capacidade de chegada ao terço final do campo, seja pelo flanco direito ou pela meia. Deixá-lo sempre por trás da linha da pelota e afastá-lo da região do campo em que ele mais rende.

01 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Gabriel Menino comemora gol do Palmeiras sobre o Flamengo na Supercopa do Brasil
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

A decisão da Supercopa do Brasil foi um belo exemplo. Não só pelos gols ao se colocar em zona de finalização das jogadas, mas pela capacidade de infiltração, de gerar volume aos ataques alviverdes pelo lado direito. No 1º tempo fez isso junto com Rony. Correu muito e saiu exausto no final da 2ª etapa como o melhor jogador em campo.

Muitas vezes faltará uma distribuição de bola mais rápida. Passes verticais e lançamentos para inverter o lado da jogada. Danilo, em relação a Gabriel Menino e Zé Rafael, oferecia isso. Os dois meio-campistas que ficaram no alviverde são mais condutores, possuem outras características.

É inegável, porém, que a solução encontrada por Abel minimizou o problema e deu tempo ao time antes da chegada de um reforço para o setor. Esta é uma das funções dos treinadores que conseguem se destacar. Entender as características dos atletas que tem em mãos, e designar funções que possibilite um bom desempenho individual e o encaixe coletivo ao mesmo tempo.