Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Inglaterra afasta a desconfiança em estreia convincente

Colunista do UOL

21/11/2022 12h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mesmo com o quarto lugar no último Mundial e o vice da Euro, a Inglaterra não chegou na Copa como a principal favorita. O desempenho recente deixou dúvidas justas, mas boa parte delas pode ter diminuído depois dos 6x2 aplicados no Irã. Os ingleses superaram a retranca e mostraram repertório ofensivo contra uma equipe inferior tecnicamente, mas organizada para se proteger. Passaram no teste com louvor!

Com Walker baleado fisicamente, Gareth Southgate optou por desfazer o esquema com três zagueiros e jogar no 4-3-3. Mason Mount entrou no meio. Saka foi o escolhido pela direita em detrimento a Phil Foden. Já Carlos Queiróz montou o Irã no 5-4-1. Pouraliganji entrou na zaga, e Hajsafi, lateral de origem, atuou na linha do meio-campo.

Desde os primeiros minutos o jogo se mostrou da forma que todos esperavam. O Irã fechado. Marcando forte dentro do próprio campo, agressivo na abordagem ao homem da bola, e tentando forçar um erro para encontrar contra-ataques. Nos raros momentos em que teve a bola, tentou ligações diretas frustradas. Não apresentou qualidade técnica para apresentar o mínimo necessário no ataque.

A Inglaterra demorou um pouco para superar esse cenário. Além do período necessário para entender os movimentos certos, viu o goleiro Beiranvand gastar dez minutos do tempo regulamentar após se chocar com um zagueiro de sua equipe e se contundir no nariz. Acabou substituído por Hossein Hosseini aos 19 minutos. A partir da segunda metade do 1º tempo, os ingleses encaixaram o jogo necessário.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Inglaterra e Irã começaram o jogo válido pela 1ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mount e Bellingham foram determinantes. Infiltraram no tempo certo, buscaram a aproximação com os pontas, articularam com qualidade. Saka e Sterling flutuaram bastante da ponta para o meio, abriram o corredor para Shaw e Trippier avançarem, e as linhas de passe começaram a ser estabelecidas com frequência. Luke Shaw recebeu em profundidade aos 34' e achou Bellingham na área. Cabeçada firme no ângulo e 1x0.

A estratégia iraniana ruiu, e a Inglaterra aumentou o ritmo. Saka aproveitou escorada de Maguire em escanteio cobrado aos 42', e marcou um lindo gol. Nos acréscimos, Sterling completou um cruzamento de Harry Kane em raro lance de espaço aos atacantes europeus. O jogo estava resolvido. Carlos Queiróz colocou Gholizadeh,Ezatolahi e Kanaani. Não mexeu na estrutura tática, mas passou a ter homens mais criativos.

O Irã teve que se soltar um pouco mais e os espaços apareceram. Mesmo com um ritmo mais baixo, o English Team chegou ao quarto gol. Sterling serviu Saka, que invadiu a área, driblou o marcador, e bateu para fazer o seu segundo no jogo.

02 - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Bukayo Saka foi o destaque da partida entre Inglaterra x Irã com dois gols
Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

A vantagem fez os ingleses relaxarem um pouco e, somada a maior qualidade iraniana em campo, o cenário proporcionou um gol aos persas. Gholizadeh enfiou um lindo passe para Taremi marcar entre Maguire e Stones. Southgate renovou o fôlego de seu time com as entradas de Dier, Foden, Grealish e Rashford, que balançou a rede em seu primeiro lance. Recebeu de Harry Kane e bateu na saída do goleiro para marcar.

Ainda deu tempo do sexto gol. Callum Wilson recebeu de Bellingham em profundidade e serviu Grealish, que tocou para a meta vazia. Taremi também voltou às redes. De pênalti, marcou mais um nos acréscimos.

Pelo nível dos adversários do Grupo B, a Inglaterra terá mais duas ótimas oportunidades para treinar jogando. Pode se desenvolver e entrar na segunda fase como uma das principais candidatas ao título.