Topo

Rafael Oliveira

Interminável Pandev é o nome da grande história das eliminatórias da Euro

Colunista do Uol

12/11/2020 16h16

A Macedônia do Norte está classificada para a Euro 2020 (que será realizada em 2021). Será a primeira participação do país em uma grande competição do futebol.

O feito foi confirmado com a vitória sobre a Geórgia, em Tbilisi, na decisão de um dos playoffs de repescagem. E o gol do 1x0 foi marcado simplesmente pelo maior jogador da história do país (que faz parte da Fifa desde 1994, após a divisão da antiga Iugoslávia).

Goran Pandev é o protagonista daquela história quase perfeita. O nome ideal para o gol mais importante de um país. Sim, é aquele mesmo, peça importante da Inter de Milão na tríplice coroa de 2009/10, com Mourinho como treinador.

O macedônio tem 37 anos e defende a seleção desde 2001. É o recordista de partidas e gols pelo país.

E a classificação só foi possível por conta da mudança no formato das eliminatórias, com a criação da Liga das Nações e a repescagem que abriu a chance de uma equipe da quarta divisão continental chegar até lá.

A Geórgia talvez fosse o projeto mais interessante entre os azarões. Apresentou bom futebol e foi uma das sensações do lado mais alternativo do torneio, mas não teve Chakvetadze e Kvaratskhelia, dois jovens destaques, justamente na decisão.

A Macedônia do Norte também não surge "do nada". Em 2017, o time sub-21 deixou a França pelo caminho nas eliminatórias continentais de base. Depois, apresentou ao mundo uma geração com Elmas (hoje no Napoli) e Enis Bardhi (já há alguns anos no Levante). Outro nome relevante é Alioski, que joga a Premier League com o Leeds de Marcelo Bielsa.

Mas não há ninguém maior por lá que o interminável Pandev, atualmente no Genoa. Ele certamente já não é o jogador de 10 ou 15 anos atrás (tempos de Inter ou Lazio), mas é uma referência nacional e terá a chance de liderar o país na inédita participação na Eurocopa.