Topo

Rafael Oliveira

Números incríveis de Lewandowski ofuscam outras tantas virtudes do Bayern

Lewandowski comemora gol do Bayern contra o Eintracht Frankfurt - Divulgação
Lewandowski comemora gol do Bayern contra o Eintracht Frankfurt Imagem: Divulgação

Colunista do Uol

30/05/2020 15h20

Lewandowski não se cansa de balançar as redes. E a alta produtividade faz com que o goleador quebre marcas e acumule temporadas de artilharia. Tudo parece normal e como sempre foi.

Mas não é o caso. O crescimento do Bayern passa por vários outros aspectos coletivos e individuais. Lewa é uma das muitas atrações dentro de um embalado time que passou por transformações na temporada.

A goleada sobre o Fortuna Dusseldorf ressalta várias das questões, mas tende a novamente restringir a repercussão aos incríveis números de Lewandowski.

Alaba é cada vez mais efetivo como zagueiro. Já não se trata de uma improvisação, até por ser um jogador versátil desde o início da carreira. Tem qualidade de passe para iniciar a saída de bola e tem velocidade para proteger os naturais espaços deixados por uma linha de defesa que se posiciona avançada (compatível com a agressividade na marcação).

Alphonso Davies é outro que possui a aceleração como arma para tais correções defensivas. Kimmich começa a impressionar por outro aspecto. Sempre foi um excelente passador na distribuição, fosse como lateral ou volante.

A novidade é a frequência com que tem aparecido em áreas mais avançadas do campo, podendo definir lances. Incrivelmente, tem conseguido ser mais produtivo ofensivamente sem deixar de ter o papel fundamental de principal passador do meio.

Thomas Müller é o símbolo do crescimento com Hansi Flick. Ressurgiu e tem participação efetiva em grande parte dos gols marcados. Com boa leitura dos espaços, é quem dá dinâmica aos ataques e já tem seu recorde de assistências em uma temporada da Bundesliga.

Elogiar Lewandowski é inevitável. Ele, inclusive, tem tido boa participação como pivô, facilitando outros ataques a partir da movimentação fora da área. Provavelmente baterá seu recorde de gols no campeonato. No momento são 29 marcados em 27 jogos.

Até por isso, é realmente desafiador falar de Bayern sem falar de Lewa. E não seria correto ignorá-lo. O importante é não deixar de ressaltar tantas outras características positivas na transição do time de Niko Kovac para o de Hansi Flick.