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Sainz faz a lista dos GPs em que vê a Ferrari lutando pela vitória em 2024

Após quatro corridas disputadas na temporada 2024 de Fórmula 1, a Ferrari não apenas se colocou como segunda força no grid, como também mostrou que hoje tem um pacote muito mais consistente e uma base muito melhor do que no campeonato passado. E já venceu uma corrida, na Austrália, em que Max Verstappen abandonou, mas que também foi um bom exemplo de como, em determinadas pistas, eles podem andar muito mais perto da Red Bull.

Isso já aconteceu em algumas corridas do ano passado. Quando a Red Bull, em 2023, sofreu algum tipo de pressão, e quando eles tiveram um final de semana ruim em Singapura, na maioria das vezes era o time italiano quem estava mais preparado para aproveitar.

Apesar de ter um carro muito eficiente, a Red Bull tem mais dificuldade em alguns tipos de situação, com uma combinação entre asfalto mais liso, temperaturas mais baixas, curvas mais curtas e não muito velozes. E circuitos que desgastam mais os pneus dianteiros do que os traseiros.

Sabendo disso, e vendo a evolução da Ferrari em 2024, o vencedor do GP da Austrália, Carlos Sainz, fez a lista das provas em que acredita ameaçar a Red Bull novamente.

"Acho que, para brigar por vitórias, vamos tentar quando formos para pistas como Monza, ou Singapura, ou Miami. Estaremos na briga. Mas em outras pistas a Red Bull simplesmente tem um pacote melhor."

Sainz não cita o palco da próxima etapa, na China, provavelmente por todas as incertezas geradas pelos cinco anos de ausência da F1 por lá e também por ser um final de semana de sprint. Mas outros pilotos, como Fernando Alonso, apostam que a Scuderia estará forte na etapa deste final de semana "porque é uma pista em que os dianteiros se desgastam mais, explicou.

Mesmo sem apostar em incomodar a Red Bull também na China, Sainz saiu animado de Suzuka, já que a Ferrari apresentou uma melhora muito significativa em relação ao ano passado tanto na classificação, quanto na corrida. A corrida foi uma das piores do ano para o time em 2023 por dois motivos: as várias curvas de alta velocidade em uma pista que exige uma carga média a alta de pressão aerodinâmica (porque há outros tipos de curvas também) e que gera muito desgaste de pneus.

"Ano passado, Suzuka foi uma das nossas piores referências em relação à Red Bull. Estávamos a oito décimos deles aqui há seis meses. Nas primeiras corridas do ano, na média estamos a uns dois décimos da Red Bull e provavelmente precisamos de um upgrade para lutar com eles em mais pistas."

Ferrari deve ter novidades no GP de Imola

Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (ao fundo, Red Bull) durante o qualificatório para o GP da Arábia Saudita
Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (ao fundo, Red Bull) durante o qualificatório para o GP da Arábia Saudita Imagem: JOSEPH EID/AFP
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É uma previsão bem realista. Já se comenta muito sobre o primeiro grande pacote da Ferrari e os pilotos fazem mistério sobre sua implementação, mas o time trabalha com o GP da Emilia Romagna, sétima etapa, como prazo.

E já se comenta também que eles estão testando mudar o desenho das laterais do carro para aproximá-las do que a Red Bull passou a utilizar neste ano.

Como ocorre quando os regulamentos ficam estáveis, há uma convergência de performance. A Red Bull só perdeu uma corrida em 2023. Seria natural que eles perdessem mais provas em 2024, até porque eles tendem a encontrar menos performance a cada novidade que colocam no carro por estarem mais perto do topo.

E eles sabem disso. Como já apontou Helmut Marko durante o final de semana do Japão, é a hora de começar a se preocupar com uma disputa pelo título de construtores de 2025, último ano para eles aproveitarem a vantagem que conseguiram com esse regulamento, porque haverá uma grande mudança em 2026.

O carro da Red Bull trabalha em uma janela mais ampla tanto de diferentes cenários de temperatura e asfalto, como também em uma gama grande de tipos de curvas. Eles não têm que comprometer o acerto de um lado correndo o risco de piorar no outro.

É isso o que a Ferrari busca. O carro de 2024 é uma base bem mais fácil de ser trabalhada porque não herdou o comportamento errático do carro anterior, que ficava desequilibrado muito facilmente, desgastando os pneus.

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Isso é bom tanto para dar mais tranquilidade para o time trabalhar o acerto do carro a cada final de semana, como também para dar dados confiáveis para guiar o desenvolvimento.

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