Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com muito vento, Ricciardo lidera primeiro treino livre do GP do Bahrein

Daniel Ricciardo, com a RB, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres da Fórmula 1 no ano, no Bahrein. Lando Norris foi o segundo, a 32 milésimos do australiano, e Oscar Piastri, seu companheiro, completou o top 3. O tricampeão e favorito na temporada, Max Verstappen, foi o sexto colocado.

Ricciardo passou um bom tempo como líder do treino livre, e viu o companheiro Yuki Tsunoda ser o quarto colocado, embora sua equipe a RB, esteja iniciando o campeonato com cautela. Eles acreditam que vai demorar alguns meses para que eles compreendam como tirar o máximo de rendimento de um carro que, neste ano, tem praticamente toda a parte mecânica da Red Bull. E ver a McLaren entre os primeiros foi uma surpresa, já que Oscar Piastri dizia antes de entrar no carro que a pista do Bahrein tem todas as características ruins para seu carro no momento.

Neste primeiro treino livre, as equipes ainda não buscam o máximo de performance, aproveitando mais para testar as configurações que escolheram para a pista do Bahrein durante a pré-temporada, que também foi no circuito de Sakhir. Devemos ter uma ideia melhor de quem começa bem o campeonato na segunda sessão. E também é bom lembrar que os quatro primeiros da tabela usaram pneus macios. Valtteri Bottas foi outro piloto que usou macios e foi décimo.

A pista também não estava nas melhores condições, mais quente do que os pilotos vão encontrar na classificação e na corrida, disputadas à noite, e também havia muito vento. Mesmo assim, os pilotos conseguiram manter os carros na pista: ninguém escapou durante 1h de sessão. Só vimos algumas fritadas de pneu, especialmente na curva 10, uma das mais técnicas do calendário. A primeira curva também estava complicada para os pilotos, que pegavam o vento de frente neste trecho.

Isso não quer dizer que a pista estava fácil. Pierre Gasly reclamou que sua Alpine estava "super inconsistente" e ouviu do engenheiro que isso tinha a ver com o vento, que tende a diminuir no final da tarde no Bahrein. E a segunda sessão de treinos livres desta quinta-feira começa às 18h locais, mesmo horário da classificação, na sexta, e da corrida, no sábado.

Mas estava claro que não era só o vento que estava atrapalhando a Alpine. Como era esperado após a pré-temporada, eles estiveram entre os carros mais lentos, à frente apenas da Haas.

Outro piloto que reclamou no rádio foi Max Verstappen. Ele disse que suas trocas de marcha, tanto para cima, quanto para baixo, estavam "pulando". Isso é uma reclamação comum de Verstappen, que a Red Bull vai tentar arrumar para o segundo treino.

A Fórmula 1 está abrindo a temporada no sábado para evitar fazer uma corrida no início do ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, na semana que vem, quando a categoria corre na Arábia Saudita. Com isso, as duas primeiras etapas serão disputadas no sábado, com a classificação na sexta-feira.

Continua após a publicidade

Confira a classificação da primeira sessão de treinos livres no Bahrein

1º Daniel Ricciardo (RB) 1m32.869s
2º Lando Norris (McLaren) +0.032s
3º Oscar Piastri (McLaren) +0.244s
4º Yuki Tsunoda (RB) +0.314s
5º Fernando Alonso (Aston Martin) +0.324s
6º Max Verstappen (Red Bull) +0.369s
7º Geroge Russell (Mercedes) +0.382s
8º Charles Leclerc (Ferrari) +0.399s
9º Lewis Hamilton (Mercedes) +0.433s
10º Valtteri Bottas (Sauber) +0.485s
11º Carlos Sainz (Ferrari) +0.516s
12º Sergio Perez (Red Bull) +0.544s
13º Alex Albon (Williams) +0.714s
14º Lance Stroll (Aston Martin) +0.999s
15º Zhou Guanyu (Sauber) +1.054s
16º Logan Sargeant (Williams) +1.344s
17º Esteban Ocon (Alpine) +1.938s
18º Pierre Gasly (Alpine) +2.275s
19º Kevin Magnussen (Haas) +4.608s
20º Nico Hulkenbrg (Haas) +5.069s

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes