Campeonato da F1 nem começou e já tem uma equipe com clima de crise
A temporada da F1 começa neste sábado, com o GP do Bahrein, mas os testes de pré-temporada já deram alguns sinais. E eles não são muito positivos na Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly. Tanto que já começam a surgir rumores de que o time pode perder mais engenheiros nos próximos meses.
Isso porque os problemas não são de hoje. Houve uma debandada do comando da equipe no final de julho do ano passado, quando Laurent Rossi, Otmar Szafnauer, Pat Fry e Alan Permane decidiram sair ou foram demitidos. Fry já havia sido contratado pela Williams e Permane está de volta com um cargo alto na RB, ex-AlphaTauri.
Em 2024, eles apareceram com um carro bastante modificado. Segundo o diretor técnico Matt Harman, "só o volante é o mesmo de 2023". Muito trabalho foi feito para reacomodar as peças internamente a fim de permitir que a aerodinâmica melhorasse, mas não foi isso que foi visto nos testes de pré-temporada.
A tabela de tempos muitas vezes não nos diz muito sobre o rendimento de uma equipe, já que variáveis como tipo de pneu, configuração de motor e combustível fazem muita diferença no cronômetro. E a Alpine selecionou pneus mais duros, ou seja, mais resistentes e também mais lentos, para o teste. Então já não era esperado ver Ocon e Gasly na parte de cima da tabela. E eles ficaram em 16º e 17º, respectivamente.
O problema é que o carro parecia muito nervoso nas mãos dos pilotos. Instável nas freadas, até imprevisível. Isso faz com que o carro escorregue e desgaste mais os pneus do que o normal, algo que o circuito que foi palco dos testes e será também o da primeira corrida evidencia ainda mais.
Além disso, há rumores de que o A524 também esteja acima do peso mínimo. Isso explicaria a mudança nas cores do carro, que ganhou bastante preto na temporada, o que é uma tentativa de abaixar o peso. As equipes tentam ficar um pouco abaixo do peso mínimo regulamentar para jogar com lastros em lugares estratégicos, buscando melhorar o equilíbrio.
Peso é assunto sério na F1 porque 10kg já representam 0s4 a mais em uma volta. E a expectativa é de que o grid (com exceção de Verstappen) esteja bem apertado, como aconteceu no ano passado, então isso poderia levar a Alpine para a parte final do grid.
Completando o pacote, a Alpine é a única equipe que usa o motor Renault, que está abaixo dos demais em termos de potência.
Isso tudo faz com que a equipe que chegou a subir ao pódio ano passado possa estar lutando pelas últimas posições no grid. "A situação não é boa", admitiu Gasly. "Mas acho que temos que ser pacientes, mesmo que não seja o que queremos enquanto pilotos, claramente pode levar um tempo antes que possamos tirar a performance que queremos do carro."
Vale lembrar que outra equipe que já foi campeã do mundo, a McLaren, começou muito mal o ano passado, e na segunda metade do ano virou figurinha fácil no pódio. O pelotão está tão próximo que isso acontece com mais facilidade, mas também é verdade que o time inglês começou o ano sabendo que seu projeto estava atrasado e que teria atualizações importantes. Não é o caso da Alpine.
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