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Red Bull rejeita acusação sobre Christian Horner: 'Investigação foi justa'

A Red Bull anunciou na tarde de hoje (28) que rejeitou a acusação feita contra o chefe Christian Horner. Ele havia sido denunciado internamente por conduta imprópria. O britânico segue no cargo, de acordo com fontes ouvidas pela coluna no circuito de Sakhir, no Bahrein, onde a F1 abre a temporada neste final de semana.

A empresa não divulgou detalhes sobre em que consistia a investigação, mas especula-se que uma funcionária teria iniciado o processo após receber mensagens do chefe da equipe e teria, inclusive, negado a tentativa de um acordo para que o caso não viesse à tona. Isso, contudo, nunca foi confirmado oficialmente e a Red Bull deixou claro que não dará mais esclarecimentos sobre o processo. A empresa austríaca, contudo, salientou que cabe recurso.

É bem provável que jamais tenhamos uma confirmação do que realmente aconteceu. A não ser que o caso saia da esfera da empresa e entre na esfera judicial. Essa investigação cujo resultado foi revelado nesta quarta-feira foi feita pela própria Red Bull, que contratou um escritório especializado nesse tipo de caso.

Comunicado da Red Bull

"A investigação independente sobre as alegações feitas contra o Sr. Horner está completa e a Red Bull pode confirmar que a reclamação foi rejeitada. O reclamante tem direito de recurso. A Red Bull está confiante de que a investigação foi justa, rigorosa e imparcial. O relatório da investigação é confidencial e contém informações privadas das partes e terceiros que ajudaram na investigação e, portanto, não faremos mais comentários por respeito a todos os envolvidos. A Red Bull continuará se esforçando para atender aos mais altos padrões de local de trabalho."

Anteriormente, Horner já havia negado as alegações feitas sobre ele. "Eu nego totalmente as alegações. Para mim, tudo segue normalmente. Estou confiante nisso. Caso contrário, não estaria aqui", disse ele durante o lançamento do carro da Red Bull, há menos de duas semanas.

O chefe da Red Bull estava a caminho do Bahrein durante esta quarta-feira e estará na pista na quinta para os treinos livres do GP do Bahrein, que começam com a primeira sessão às 8h30 da manhã, pelo horário de Brasília.

Mas o que acontece daqui em diante? É possível que o caso vá parar na justiça comum e também é possível que a Federação Internacional de Automobilismo entre na história, uma vez que a entidade tem uma regra que pune pessoas que "colocarem o esporte em descrédito". A FIA já teria pedido acesso ao relatório de mais de 100 páginas de investigação, mas não há obrigação da Red Bull em ceder essas informações.

O que há, certamente, é um desgaste, até pela maneira como as informações vieram à tona. Como uma investigação interna chegou até jornalistas e qual a motivação disso? Duvido que esse caso se encerre realmente por aqui.

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Pilotos comentaram sobre a situação antes da decisão da Red Bull

Falando já no Bahrein antes do anúncio, Max Verstappen foi perguntado se toda a tensão gerada pela investigação é de certa forma prejudicial aos preparativos da equipe, que surge como grande favorita para o campeonato.

"Não atrapalha. Estou muito focado na performance do carro, em mim, e tomara que tudo seja resolvido muito em breve. Estou confiando no processo."

Perguntados durante a coletiva de imprensa que aconteceu horas antes do anúncio, Lando Norris e Fernando Alonso não quiseram comentar muito sobre o assunto, enquanto Lewis Hamilton reconheceu que era difícil responder, mas salientou que é importante que o esporte seja inclusivo.

"Acho que sempre temos que fazer mais para tentar fazer com que o esporte, o meio ambiente e as pessoas que trabalham pareçam seguros e inclusivos e, sim, qualquer alegação deve ser levada muito a sério. Obviamente não sabemos tudo o que aconteceu. Mas isso precisa ser resolvido, pois está pairando sobre o esporte, e será realmente interessante ver como isso será tratado no avanço em termos do efeito que isso pode ou não ter no avanço do esporte. Acho que é um momento muito importante para o esporte garantir que somos fiéis aos nossos valores."

Expectativa é de um GP equilibrado. Atrás de Verstappen

A expectativa em relação à investigação do chefe de equipe que está há mais tempo no comando da equipe e está iniciando sua 20ª temporada à frente da Red Bull tomou conta do clima no primeiro dia de atividades de mídia no Bahrein. Mas também foi um dia de trabalho das equipes, preparando os carros para a primeira corrida do ano com a grande incerteza a respeito de qual será o rendimento da cada time.

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Isso porque Verstappen pode despontar como favorito, já que o carro da Red Bull segue muito forte e ele se entendeu com o RB20 da mesma maneira como ocorreu no ano passado. Repetindo 2023 também, seu companheiro Sergio Perez está com mais dificuldades, e a briga é boa logo atrás da Red Bull.

O clima na Ferrari é bastante positivo, depois que tudo correu bem nos testes e o carro esteve muito mais bem equilibrado do que há 12 meses, e a Aston Martin também tem um ar de confiança depois de ver pouca degradação nas simulações de corrida dos testes. Mas outras equipes estão mais divididas.

Na Mercedes, George Russell reconheceu que a equipe viu a volta dos saltos que atormentaram o time nos últimos dois anos. Mas isso teria a ver com uma mudança na suspensão feita durante os testes, então não deve ser uma questão para este final de semana.

Na McLaren, Oscar Piastri disse querer ficar positivo, mas lembrou que as características da pista do Bahrein, com curvas de baixa velocidade e pontos de tração, não são favoráveis ao carro da McLaren, pelo menos no momento. Segundo ele, na verdade, todos os pontos negativos do carro são importantes na pista da abertura do campeonato.

Mas tudo isso é teoria. A rendimento real começaremos a ver nesta quinta-feira com as duas sessões de uma hora de treinos livres. Está ventando bastante no Bahrein nesta semana, e isso altera o comportamento dos carros (muitas vezes mais de uns do que de outros). O que dá para prever é que a temporada 2024 começa de maneira semelhante a como 2023 terminou: com muita competitividade no grid, e Verstappen muito provavelmente sobrando.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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