Pole Position

Pole Position

Reportagem

Las Vegas tem um dos melhores GPs do ano com 3 primeiros separados por 2s5

Havia muito ceticismo em relação ao GP de Las Vegas, principalmente depois da primeira sessão de treinos livres durar apenas oito minutos por problemas com um bueiro, mas a combinação entre uma pista que surpreendeu os pilotos e as baixas temperaturas acabou gerando disputas do começo ao fim, com Charles Leclerc superando Sergio Perez na luta pelo segundo lugar nas últimas curvas, enquanto Max Verstappen vencia, mas com pouca vantagem para os dois.

Verstappen tinha sido instruído a diminuir o ritmo para ajudar Perez a se defender, mas mesmo sem esse pedido a diferença entre os três primeiros não seria maior que 5s. No final das contas, foi de apenas 2s5.

Até mesmo a vitória de Verstappen não foi daquelas processuais que vimos várias vezes nesta temporada. O holandês pulou para a primeira posição jogando o pole position Leclerc para fora da pista na primeira curva, levou uma punição de 5s e, logo antes de cumprir a pena, foi ultrapassado pelo monegasco.

Isso foi particularmente interessante porque Leclerc conseguiu se aproximar de Verstappen nas últimas voltas antes de parar para trocar pneus. No restante da temporada, é justamente nessa fase da corrida que Verstappen tem vantagem sobre os demais. Desta vez, foi diferente, muito provavelmente devido às temperaturas baixas, que afetaram mais a Red Bull do que a Ferrari.

Verstappen voltou na décima posição, ganhou algumas posições com as paradas de demais e com quatro ultrapassagens. Aliás, essa foi uma ótima notícia sobre a pista de Las Vegas. Com os carros com baixa pressão aerodinâmica, o vácuo fez efeito e houve várias manobras em todo o pelotão. Os pilotos também disseram que o circuito, que não é dos mais atrativos de cara, é mais técnico e desafiador do que parece.

Mas ele ainda estava em desvantagem em relação ao agora líder Leclerc. Era quinto, e com pneus cinco voltas mais velhos. Foi quando um Safety Car causado por um toque entre o próprio Verstappen e George Russell, que não viu o holandês chegando por dentro e fechou a porta, mudou a cara da prova.

Isso porque a Red Bull chamou seus dois pilotos para os boxes durante o Safety Car, invertendo a vantagem que a Ferrari construiu. Agora, Leclerc tinha a posição de pista em primeiro, mas as Red Bull vinham mais fortes com a vantagem de cinco voltas a menos no pneu.

O monegasco foi ultrapassado por Verstappen e por Perez. Com uma volta para o final, Leclerc guardou toda sua bateria para a última volta, se concentrou em ter uma boa saída da curva antes da maior reta do circuito, e conseguiu a ultrapassagem em cima do mexicano que, mesmo com o terceiro lugar, faturou o vice-campeonato de pilotos.

Essa foi apenas um dos pegas na corrida. Esteban Ocon pulou de 16º no grid para quarto colocado, com direito a deixar de lado uma ordem de equipe para ficar atrás do companheiro Pierre Gasly. O francês explicou que a mensagem veio quando ele estava no meio da briga, e sua opção foi passar e esperar para ver se haveria uma segunda ordem. Ela não ocorreu, pois Gasly passou a perder rendimento, e foi ultrapassado por vários pilotos. Lance Stroll foi outro com um grande resultado, pulando de penúltimo a quinto.

Continua após a publicidade

De Las Vegas, a Fórmula 1 vai para Abu Dhabi, onde encerra a temporada 2023.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes