Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pilotos da F1 aderem a boicote para pressionar por fim de agressões online

Hamilton é um dos pilotos que não vão fazer postagens a partir desta sexta-feira - Dan Istitene/Getty Images
Hamilton é um dos pilotos que não vão fazer postagens a partir desta sexta-feira Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Colunista do UOL

30/04/2021 06h53Atualizada em 30/04/2021 09h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os pilotos da Fórmula 1 se juntaram à campanha que começou com os clubes de futebol ingleses e se espalhou para várias modalidades de parar de usar as mídias sociais ao longo deste final de semana como forma de colocar pressão nas empresas que controlam o setor para que elas coíbam comentários agressivos em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram.

O boicote às mídias sociais começa às 11h da manhã desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, quando a Fórmula 1 inicia o segundo treino livre para o GP de Portugal, e termina somente no final da segunda-feira.

Os três pilotos britânicos, Lewis Hamilton, Lando Norris e George Russell, anunciaram que não farão postagens em suas mídias sociais ao longo do final de semana, assim como Daniel Ricciardo. Charles Leclerc também aderiu ao movimento, dizendo que "é o momento de mudar".

"Em solidariedade à comunidade do futebol, não vou postar nas mídias sociais neste final de semana", publicou Hamilton. "Não existe lugar na nossa sociedade para nenhum tipo de agressão, seja online ou não, e já há muito tempo tem sido fácil para alguns postarem seu ódio por trás de suas telas. Mesmo que um boicote não resolva isso do dia para a noite, precisamos pedir mudança quando é necessário, mesmo que pareça ser uma tarefa praticamente impossível."

Norris, que por várias vezes se pronunciou sobre esse tipo de questão e sobre como isso afeta a saúde mental das pessoas, famosas ou não, também se juntou à campanha. "Todos sofrem, em algum momento, com os abusos que são cometidos aqui e as empresas que comandam as mídias sociais precisam fazer mais para combater isso. Esconder-se atrás de um teclado não é legal".

George Russell postou um vídeo dizendo que acha importante aderir ao movimento porque "há muito mais agressão, ódio, negatividade, racismo online do que deveria ter e acredito que é nosso dever expor isso ao máximo não apenas como esportistas. Não importa o quão novo ou velho você é ou de onde você vem, temos que tentar ser legais uns com os outros. Espero que vocês concordem com a maneira como eu vejo as coisas e com a minha opinião sobre isso e tomara que possamos mudar algo."

O boicote, que começou com o futebol, é o maior já feito nesse sentido no esporte e tem o apoio de outras modalidades, como tênis, rúgbi e críquete. A Fórmula 1 em si não vai participar do boicote, ainda que tenha publicado mensagem dizendo que a categoria está "comprometida em combater qualquer forma de discriminação, online ou não. Nós apoiamos as ações da Premier League e outras modalidades esportivas e atletas ao destacar que é preciso fazer mais para erradicar o abuso online que eles recebem diretamente. Nós continuamos a trabalhar com todas as plataformas a fim de promover o respeito e acabar com o racismo."