Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fernando Alonso adota versão "paz e amor" em seu retorno à F1 pela Alpine

Fernando Alonso volta à Formula 1 nos treinos livres da temporada no Bahrein - Mark Thompson/Getty Images
Fernando Alonso volta à Formula 1 nos treinos livres da temporada no Bahrein Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Colunista do UOL

13/03/2021 16h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O bicampeão mundial da Fórmula 1 Fernando Alonso fez neste sábado o primeiro dia de teste da pré-temporada do campeonato que marca seu retorno à categoria depois de dois anos fora. Dentro da pista, embora os tempos não queiram dizer muita coisa, com tantas variáveis que podem influir nas marcas, ele passou a maior parte do tempo em segundo, e fechou o dia em décimo já que a Alpine não foi uma das equipes que fizeram simulações de classificação neste sábado. Mas o que mais vem chamando a atenção é o Fernando Alonso fora das pistas.

Há um consenso de que a carreira do espanhol, um dos grandes pilotos de sua geração, poderia ter sido diferente se ele não tivesse causado tanta tensão por onde passou. Mesmo quando estava vencendo campeonatos na Renault, o fato de ter assinado com a McLaren com uma temporada inteira ainda pela frente, no final de 2005, gerou incômodo dentro do time. Sua primeira passagem na equipe inglesa foi bastante tumultuada e sua saída teve muita relação com o quão insustentável o clima interno se tornou, principalmente depois que Alonso depôs contra a equipe no episódio de espionagem envolvendo profissionais da McLaren e da Ferrari.

Na Ferrari, Alonso viveu outra relação que acabou se desgastando, com críticas públicas à equipe especialmente em sua última temporada por lá, em 2014. E suas explosões de frustração, principalmente com o rendimento ruim do motor Honda, foram a marca da segunda passagem na McLaren, entre 2015 e 2018.

Tudo isso fez com que Alonso, embora tivesse o respeito de engenheiros e mecânicos de todos os times por que passou devido a seu talento, ao mesmo tempo cultivasse uma fama de pessoa de difícil trato, querendo que toda a equipe trabalhe para ele.

E é dessa fama que ele aparenta estar trabalhando para se desfazer neste retorno. Na Alpine, novo nome da equipe Renault para esta temporada, quem trabalha com o espanhol vem destacando como Alonso voltou mais leve e sorridente - como, aliás, ele mesmo disse que voltaria logo que acertou com o time. No paddock no Bahrein, ele conversava com velhos amigos e com o companheiro deste ano, Esteban Ocon.

alonso - Julianne Cerasoli/UOL Esporte - Julianne Cerasoli/UOL Esporte
Alonso conversa com o piloto de rali Carlos Sainz durante teste da F1 no Bahrein
Imagem: Julianne Cerasoli/UOL Esporte

Esta lua-de-mel entre Alonso e a Alpine nesta sua volta está sendo registrada de perto por uma equipe de filmagem da Amazon TV, que está gravando a segunda temporada de uma série documental que mostra os bastidores da vida do piloto. Nesta pré-temporada, ele tem sido seguido o tempo todo pelas câmeras, o que deve continuar ao longo do ano.

Voltando às pistas, a Alpine é a equipe que mais andou até agora, mas Alonso não quer entregar muito sobre suas sensações em relação ao novo carro. "Ainda temos de entender um pouco das características do novo pacote aerodinâmico e das regras de 2021. Há trabalho pela frente, mas acho que estamos seguindo bem o programa que tínhamos feito. Estou feliz com o número de voltas e a informação que conseguimos hoje, mas ainda precisamos analisar tudo", disse o espanhol, que revelou que a Alpine não deve focar em buscar tempos rápidos também no terceiro e último dia de testes, neste domingo. "Não escolhemos muitos pneus macios. Nossa ideia era rodar bastante com pneus mais duros. Então vamos ter que esperar até a classificação no GP do Bahrein para saber onde estamos."

O Bahrein está sendo o palco da pré-temporada da Fórmula 1 e também vai receber a primeira corrida da temporada, dia 28 de março.