Topo

Pole Position

Norris defende que Hamilton vire Sir: "Ele fez o que só um cara conseguiu"

Lewis Hamilton ganha o GP de Portugal e, com 92 vitórias, vira o maior vencedor da história da Fórmula 1 - Jose Sena Goulao - Pool/Getty Images
Lewis Hamilton ganha o GP de Portugal e, com 92 vitórias, vira o maior vencedor da história da Fórmula 1 Imagem: Jose Sena Goulao - Pool/Getty Images

Colunista do UOL

12/11/2020 11h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lewis Hamilton pode conquistar seu sétimo título mundial na Fórmula 1 neste final de semana, no GP da Turquia, um feito que só foi obtido até hoje por Michael Schumacher. Ele já é o recordista de vitórias, poles positions e pódios, mas ainda não recebeu o reconhecimento máximo da realeza de seu país: o título de Sir. Para o também britânico Lando Norris, seria importante que seu compatriota entrasse na lista que costuma ser divulgada no final do ano pela Rainha Elizabeth II.

"Diria que sim. Acho que ele conquistou coisas que nenhum outro britânico conquistou - na verdade, só uma pessoa no mundo todo conquistou o mesmo até hoje. Ele tomou a dianteira em vários aspectos dentro e fora das pistas e todos os atletas que fizeram coisas do tipo em outros esportes obtiveram um título de nobreza, então não vejo por que ele não deveria ter também", afirmou.

Para Norris, o título seria importante para dar uma visibilidade maior para os feitos de Hamilton. "Acho legal para que crianças que não conhecem o esporte se inspirarem por ele e também tentarem conquistar feitos similares ao que ele conseguiu."

Hamilton recebeu o MBE em 2008 após seu primeiro título mundial. É a quinta condecoração mais importante, sendo que só se usa o título de Sir para o KBE ou DBE, que são os segundos mais importantes, sendo que a condecoração máxima (GBE) é bastante rara.

O inglês não demonstra se ressentir muito do fato de não ter entrado na lista da rainha até hoje. "Só o fato de as pessoas mencionarem isso, é uma honra, mas não é algo que passei minha vida perseguindo. Não é uma coisa que você é criado pensando em ter."

mais de uma centena de esportistas condecorados com o título de Sir ou Dame até hoje. No automobilismo, são sete, sendo cinco representantes da Fórmula 1: os ex-pilotos Stirling Moss, rival de Fangio e considerado o melhor piloto a nunca ser campeão do mundo; Jack Brabham, tricampeão e o único a vencer também como construtor na categoria; Jackie Stewart, tricampeão; e Frank Williams e Patrick Head, que lideraram a conquista de 9 títulos de construtores na equipe Williams.