Topo

Pole Position

Hamilton busca resgatar relação com pai após "perder foco do que importava"

Lewis Hamilton caminha com o pai, Anthony - Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton caminha com o pai, Anthony Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

06/02/2020 10h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O hexacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, tem aproveitado as férias da categoria para reconstruir a relação com o pai, Anthony, que foi seu mentor e empresário da infância até seus primeiros anos na categoria, até que os dois romperam relações em 2010.

Apesar de terem voltado a se falar anos depois, Hamilton revelou em suas mídias sociais que sentiu a necessidade de, neste ano, fazer algo inédito para ele: passar as férias somente acompanhado do pai.

"Nos últimos dois anos estamos nos aproximando e nestas férias pedi para meu pai me visitar, para que pudéssemos passar tempo juntos, só nós dois. Nós não tínhamos feito isso antes, então finalmente poder aproveitar um tempo juntos nos trouxe muita felicidade", publicou Hamilton.

"A família é a coisa mais importante do mundo. Você não escolhe sua família, mas pode fazer com que ela funcione, sem que suas diferenças importem. Eles serão aqueles que estarão de seu lado quando você não tiver mais nada."

Anthony foi peça fundamental no início da carreira de Hamilton, preparando seus karts com peças de segunda mão, e sendo bastante duro com o filho desde que ele começou a disputar corridas, aos 8 anos. O inglês, filho de imigrantes caribenhos da ilha de Granada, costumava ficar nos pontos de frenagem das curvas, incentivando o filho a frear cada vez tarde, o que acabou se tornando uma das marcas registradas da pilotagem do hexacampeão.

Anthony chegou a ter três empregos para ajudar a financiar a carreira do filho, uma vez que a família vivia em uma habitação popular em Stevenage, ao norte de Londres. Na época, os pais de Hamilton já eram separados e o garoto escolhera viver com Anthony.

A situação melhorou quando a McLaren contratou o ainda kartista Hamilton aos 13 anos, mas Anthony seguiu como seu empresário, acompanhando todas suas corridas de perto até que Lewis decidiu dispensá-lo em 2010 e administrar sozinho sua carreira. Isso gerou uma ruptura entre os dois, que voltaram a se aproximar, aos poucos, nos anos seguintes, principalmente depois da ida de Hamilton para a Mercedes, em 2013.

"Ele trabalhou muito duro para criar uma oportunidade para nós, como família, e é por causa dele que estou onde estou hoje. Na busca pelo sucesso, com toda a pressão que ela nos colocou, ficamos tão imersos em chegar lá que perdemos o foco no que era mais importante - nossa relação. Nossa jornada não foi fácil. Ao longo do tempo, perdemos o elo de pai e filho e isso é algo que nós dois queríamos resgatar faz tempo", reconheceu o piloto, que havia publicado um vídeo em que aparece cantando com o pai, junto também de seus treinadores.

Hamilton não divulgou onde está fazendo seu treinamento para a temporada. Como de costume, ele passou pelo Colorado, nos Estados Unidos, onde tem uma casa, e pela Califórnia. Em um de seus últimos posts, o hexacampeão comentou que sentia-se "mais forte do que nunca" para começar a temporada.

A primeira aparição oficial do inglês em 2020 será na semana que vem, no lançamento do carro da Mercedes, dia 14 de fevereiro. Os treinos coletivos da F-1 começarão na semana seguinte, dia 19, e o campeonato se inicia com o GP da Austrália, dia 15 de março.