Topo

Pole Position

Ferrari será 1º time a mostrar carro de 2020. Confira o calendário completo

SF90, o carro da Ferrari para a temporada 2019 - Divulgação
SF90, o carro da Ferrari para a temporada 2019 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/02/2020 14h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a confirmação da data em que a Red Bull vai mostrar seu carro de 2020, o calendário de lançamentos dos modelos de 2020 da Fórmula 1 está completo. Depois da categoria não conseguir convencer os times a fazer um evento conjunto, a Ferrari vai ser a primeira a fazer o lançamento, dia 11 de fevereiro. O local escolhido foi o teatro Romolo Valli, na cidade de Reggio Emilia, onde foi criada a bandeira italiana.

Já a Red Bull anunciou nesta segunda-feira que seu carro terá um lançamento online no dia 12 de fevereiro, e passará por um shakedown (um teste curto para checar os sistemas do carro) no mesmo dia, na pista de Silverstone, perto da fábrica da equipe, que é em Milton Keynes, na Inglaterra. Assim, o time vai dividir os holofotes com a Renault, que anunciou uma "apresentação da temporada" para a mesma data, em Paris, na França. Não há a confirmação por parte do time de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon se o carro será mostrado no evento.

Os chefes de Red Bull e Renault têm trocado farpas nos últimos anos. A Red Bull era cliente da Renault, mas passou a usar motores Honda ano passado, ao mesmo tempo em que a Renault tirou Ricciardo da rival.

Na quinta-feira, dia 13, é a vez da McLaren lançar seu carro, em evento sua fábrica na Inglaterra. O time foi o que mais cresceu ano passado, e agora busca se aproximar dos três grandes - Red Bull, Ferrari e Mercedes.

Os atuais campeões do mundo farão um lançamento sem a presença da mídia dia 14 e, assim como a Red Bull, colocarão o carro na pista em Silverstone. Valtteri Bottas vai conduzir o shakedown. Na mesma sexta-feira, a Alpha Tauri (ex-Toro Rosso) vai mostrar sua nova identidade visual e o novo carro em um lançamento em Salzburg, na Áustria, terra da sua dona, a Red Bull.

Os lançamentos vão continuar na semana seguinte, com a Racing Point mostrando o carro de 2020 em evento realizado em Mondsee, na Áustria, dia 17 de fevereiro. O time anunciou recentemente que passará a se chamar Aston Martin a partir do ano que vem, depois que seu dono, Lawrence Stroll, se tornou acionista da montadora britânica. No mesmo dia, a Williams, time que Stroll deixou na temporada passada depois de dois anos de forte investimento, vai divulgar imagens de seu carro novo.

O time britânico, que foi o último colocado no campeonato passado, depois de ter perdido os primeiros dias de teste devido a uma sucessão de atrasos em seu carro, garante que estará em Barcelona no dia 19 de fevereiro, quando começa a pré-temporada. Logo antes da pista ser liberada, Alfa Romeo e Haas vão mostrar seus carros pela primeira vez.

Confira o calendário de lançamentos dos carros de 2020

11.02 Ferrari
12.02 Red Bull e Renault
13.02 McLaren
14.02 Alpha Tauri e Mercedes
17.02 Racing Point e Williams
19.02 Alfa Romeo e Haas

A pré-temporada deste ano terá seis dias divididos em dois testes, ao invés dos oito dos últimos anos. Isso porque as regras se mantêm estáveis em relação ao ano passado e o calendário deverá ser recorde, com 22 provas. Há a grande possibilidade, contudo, de que o GP da China não seja realizado devido à crise do coronavírus.

Em relação ao mercado de pilotos, houve poucas mudanças: Esteban Ocon ficou com a vaga de Nico Hulkenberg na Renault e Nicholas Latifi entrou no lugar de Robert Kubica na Williams. A temporada começa dia 15 de março, na Austrália.