Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Judô traça estratégias para time mais forte após convocar 10 a Paris

O judô brasileiro já indicou 10 atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris. Daqui até lá, os objetivos serão dois: ampliar essa equipe e fazer com que o time chegue à França com as melhores condições possíveis para medalhar.

Equipe grande e forte, na verdade, é a meta desde sempre, em qualquer modalidade. Mas a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) inovou, ao menos no Brasil, ao antecipar a convocação de 10 atletas. A partir daqui, eles podem focar só na Olimpíada, não mais na corrida olímpica. E a CBJ pode dedicar maior atenção àqueles que ainda buscam vagas.

"Este momento era um deadline para nós, para nossa estratégia, da comissão técnica, para que os atletas pudessem realmente se preparar para os Jogos e não disputar essa vaga até os Jogos, como se o objetivo principal fosse a disputa de vaga. Nós focamos na decisão de que seguiríamos na preparação", explica Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ.

O exemplo mais claro é a disputa, agora dada como encerrada, na categoria até 57 kg, entre Rafaela Silva e Jéssica Lima. As duas estão separadas por somente 200 pontos no ranking olímpico, e ambas seriam cabeças de chave em Paris se o ranking fechasse agora.

Como a corrida olímpica internacional vai até junho, elas ainda poderiam disputar dois Grand Slam, o Campeonato Pan-Americano e o Mundial, eventos que dão, todos, muito mais do que 200 pontos. Mas a comissão preferiu encerrar agora a disputa e convocar aquela, entre as duas, que entende ir a Paris com melhores condições: Rafaela.

"A CBJ ofereceu muitas oportunidades não só para a Jéssica, mas para todos os atletas envolvidos no processo. A CBJ deu muitas chances para a Jéssica superar a Rafaela e até este momento os critérios estabelecidos no plano de trabalho favorecem a Rafaela, e é por isso que a gente seguiu nessa decisão" continua Theotonio.

Ainda que as vagas a Paris sejam distribuídas a partir do ranking de 25 de junho, a CBJ já indicou os escolhidos em todas as 10 categorias nas quais o Brasil com certeza terá vaga. Nas demais quatro a situação está indefinida.

A única masculina em aberto é a até 60 kg, em que tanto Matheus Takaki quanto Michel Augusto estão pouco acima da linha de corte. Na feminina, são três pouco abaixo deste corte: Ketleyn Quadros (63 kg, hoje com cota continental), Natasha Ferreira (48 kg, hoje herdando a vaga continental da Oceania) e Luana Carvalho (70 kg). Amanda Lima também concorre na 48 kg.

A busca por essas vagas e por um lugar como cabeça de chave para alguns dos convocados vai pautar a escalação do Brasil para as próximas competições: o Campeonato Pan-Americano no Rio (26 a 27 de abril), duas etapas de Grand Slam no Cazaquistão e no Tadjiquistão (entre 3 e 12 de maio) e o Mundial de Abu Dhabi (de 19 a 24 de maio).

Continua após a publicidade

"Estamos avaliando individualmente a necessidade de cada atleta para a gente definir os próximos passos. O Campeonato Pan-Americano vai ser fundamental para a gente entender a necessidade de atleta subir para top 8. Vamos analisar bem minuciosamente a necessidade", explica Theotonio.

Serão cabeças de chave em Paris os oito melhores do ranking olímpico de cada categoria, e hoje o Brasil tem uma atleta confortável nessa posição (Beatriz Souza, +100 kg, em quarto), dois relativamente confortáveis (Guilherme Schmidt, 81 kg, em sexto, e Rafaela em oitavo) e três muito perto da linha de corte.

Daniel Cargnin (66 kg) é sexto, mas só 140 pontos a frente do nono, Leonardo Gonçalves (100 kg) é oitavo por margem de 30 pontos, Rafael Macedo (90 kg) está a menos de 250 de entrar na 'zona de cabeça de chave', e Mayra Aguiar (78 kg), em nono, aparece a menos de 100 pontos da sexta. Tricampeã mundial, a gaúcha tem optado por competir pouco, mas deverá dar "dois tiros" até a Olimpíada, segundo Theotonio.

Já Larissa Pimenta e Rafael Silva, o Baby, estão confirmados em Paris, mas precisam tirar uma diferença de mais de mil pontos para se tornarem cabeças de chave.

Além dos quatro eventos principais, a corrida olímpica ainda terá eventos nível 'Open' em Santiago (Chile), Lima (Peru), Guayaquil (Equador), além de dois na África, dois na Europa e um na Oceania. A CBJ não prevê participação neles, mas não descarta levar atletas caso os poucos pontos disponíveis ali possam determinar uma classificação olímpica.

"Todas as atletas que foram anunciadas hoje já estavam classificadas no ranking olímpico. Este é um critério objetivo que está no Plano de Trabalho. Nós temos hoje, no feminino, três categorias que ainda não estão classificadas. Nosso planejamento é classificá-las neste próximos quatro eventos e, dependendo dos resultados, direcioná-las a determinadas competições", projetou Andrea Berti, técnica da seleção feminina.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes