Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Irmãos da seleção dos EUA são 'repatriados' para nadar o Troféu Brasil

Nick Albiero é filho do técnico brasileiro Arthur Albiero - Reprodução/Twitter @AlbieroNick
Nick Albiero é filho do técnico brasileiro Arthur Albiero Imagem: Reprodução/Twitter @AlbieroNick

Colunista do UOL

23/05/2023 04h00

A lista de inscritos para o Troféu Brasil de natação tem duas novidades muito interessantes, que carregam o mesmo sobrenome: Albiero. Nicolas (Nick) e Gabriela (Gabi), filhos de Arthur Albiero, técnico da seleção norte-americana, vão competir pela primeira vez no país, representando o Minas Tênis Clube. O torneio será na semana que vem, no Recife (PE).

E por que isso é relevante? Porque os três são brasileiros. Albiero pai está nos EUA há mais de 20 anos e comanda a equipe universitária de Louisville. Seus filhos Nick, de 23 anos, e Gabi, de 21, são nadadores de ponta e, ainda que atualmente sejam elegíveis para competir apenas pelos EUA, poderiam também representar o Brasil no futuro.

Nick foi bicampeão nacional universitário em 2021 e 2022 e tem a segunda melhor marca da história nos 200 m borboleta em piscina de jardas — que praticamente só existem nos EUA e recebem as competições da NCAA. Já Gabi foi terceira colocada nos 50 m livre na liga universitária deste ano, e quarta nos 100 m.

Este texto é parte da newsletter do Olhar Olímpico desta semana. Inscreva-se para recebê-la semanalmente por e-mail. E leia aqui a versão completa.

Os dois são candidatos a estarem na seleção dos EUA que vai ao Mundial deste ano, em Fukuoka (Japão), e à Olimpíada do ano que vem. Por terem passaporte brasileiro de nascimento, eles podem vir a defender o Brasil também, desde que solicitem essa transferência para a World Aquatics (antiga Fina) e fiquem três anos sem competir internacionalmente.

A iniciativa do Minas em trazer os irmãos Albiero para disputar o Troféu Brasil foi pensando nos pontos que eles podem dar ao clube no torneio entre equipes, mas a presença de ambos no Brasil servirá para a CBDA dizer que, se eles quiserem vestir verde-amarelo, as portas estarão sempre abertas.

Gabi está inscrita com o segundo tempo dos 50m livre e dos 100m borboleta e o melhor dos 100m livre. Nick tem o terceiro tempo dos 100m costas, o quarto dos 200m costas e o quinto dos 200m borboleta. A expectativa é que eles disputem o pódio nessas provas.

O Troféu Brasil de Natação é reconhecido pela World Aquatics como válido para tomada de índice para o Mundial de Fukuoka (Japão), em julho, e para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem. Por isso, a competição terá a participação das seleções da Argentina, da Bolívia e do Uruguai, que se somam a argentinas que já treinam e competem por clubes brasileiros, como Andrea Berrino, Julia Sebastian e Florência Perotti.

Para os nadadores brasileiros, o torneio é seletiva para o Mundial de Fukuoka, adulto, e para o Mundial Júnior, que vai acontecer em Israel, em junho. Quem quiser ir à Olimpíada terá que fazer índice no Troféu Brasil do ano que vem, já que o país adota o modelo de seletiva única.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Arthur Albiero é técnico da equipe universitária de Louisville, e não do Tennessee. O erro foi corrigido.