Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lutador de UFC fez história com desabafo surpreendente e emocionante

Paddy Pimblett em ação pelo UFC - Julian Finney/Getty Images
Paddy Pimblett em ação pelo UFC Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colunista do UOL

01/08/2022 11h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Logo depois de vencer uma luta na última semana de julho durante o UFC Londres, o inglês Paddy Pimblett, sensação mais recente do circuito mundial, pegou o microfone das mãos de sua entrevistadora e deu uma declaração que foi ao mesmo tempo surpreendente e comovente.

Pimblett, que compete na categoria peso-leve, falou sobre como o machismo afeta - e mata - homens também.

Cinco horas antes da pesagem para a luta em questão, mais exatamente às quatro da manhã, Pimblett disse ter sido acordado com a mensagem de que um de seus amigos havia se matado.

Depois da luta, para a estupefação de uma arena lotada que o escutava através do sistema de som:, ele desabafou

"Há um estigma nesse mundo de que homens não podem falar. Se você é homem e tem um peso em seus ombros, e acha que a única saída é se matar, por favor, fale com alguém. Fale com qualquer pessoa. As pessoas se importarão. Eu prefiro que meu amigo chore em meu ombro do que ir ao seu funeral semana que vem".

O machismo afeta os homens na medida que determina o que é ser homem: não se deixar atravessar por emoções, segurar a onda, aguentar o tranco, não chorar, não se mostrar frágil nem vulnerável. Calar e seguir forte sempre.

É, portanto, bastante significativo que um lutador de UFC faça esse desabafo.

Homens matam mulheres mas também matam a si mesmos: eles representam quase 80% das vítimas de suicídio.

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e o suicídio é a segunda causa da morte de jovens entre 15 e 29 anos.

Os dados no Brasil e no mundo são alarmantes e deveríamos falar sobre saúde mental com muita regularidade.

Por tudo isso é importante que um lutador de UFC, categoria associada à virilidade, venha a público dizer o que disse Pimblett. Num mundo mais justo, isso sim seria considerado sinal de força.

Serviço

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil