Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ex-São Paulo: Éder assina com Criciúma e pode ser dirigente após aposentar

Criciúma anuncia Éder, ex-São Paulo - Divulgação
Criciúma anuncia Éder, ex-São Paulo Imagem: Divulgação

Com Marcelo Hazan

17/01/2023 11h03

Éder, ex-São Paulo, acertou com o Criciúma e assinará hoje (17) contrato de um ano com o clube. O atacante de 36 anos escolheu voltar para o time onde foi revelado e retribuir sua carreira no futebol. O vínculo válido por um ano pode ser renovado por mais uma outra temporada, mas a tendência inicial é pela aposentadoria.

Além do contrato como jogador, também está oferecido a Éder a possibilidade de virar dirigente do Criciúma depois da eventual aposentadoria do futebol. Seria uma espécie de diretor de relações institucionais.

Éder tinha outras propostas e opções, mas escolheu voltar ao Criciúma também por ser a cidade onde mora - ele nasceu em Lauro Muller, em Santa Catarina.

Revelado no Tigre, Éder disputou a Série B e foi campeão catarinense, em 2005, e jogou pela seleção sub-20 (veja na foto).

Éder foi convocado pela seleção sub-20 no Criciúma - Reprodução jornal - Reprodução jornal
Éder foi convocado pela seleção sub-20 no Criciúma
Imagem: Reprodução jornal

Depois, ficou 13 anos na Itália, virou ídolo na Sampdoria, defendeu a Inter de Milão por dois anos e meio e jogou pela seleção italiana antes de ir para o futebol chinês. Retornou ao Brasil em 2021 para jogar no São Paulo por duas temporadas. Foram 11 gols e quatro assistências em 75 jogos.