Topo

Mercado da Bola

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Botafogo mostra força no mercado ao contratar Patrick de Paula do Palmeiras

Botafogo mostra força no mercado ao contratar Patrick de Paula do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Botafogo mostra força no mercado ao contratar Patrick de Paula do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Colunista do UOL

25/03/2022 04h00

O Botafogo deu o primeiro sinal de força no mercado da bola no Brasil ao contratar Patrick de Paula do Palmeiras. Ativo atrás de jogadores com o investidor norte-americano John Textor, o clube buscou atletas como por exemplo Saravia, Piazon e Victor Sá, entre outros. Mas esse movimento específico tem mais simbolismo. Há uma década o Glorioso não contratava um atleta de outro time da Série A.

Os valores por si só chamam atenção: 6 milhões de euros (cerca de R$ 32,6 milhões) por 50% dos direitos econômicos. Poucos teriam condições de fazer um investimento assim. Trata-se de uma das maiores negociações entre clubes brasileiros, segundo "O Globo", e o reforço mais caro da história do Bota. Isso até o momento, pois não se sabe ainda até onde Textor pretende ir. O montante ainda pode aumentar, pois há uma opção de compra de 20% por mais 3,5 milhões de euros (R$ 19 milhões).

Para além das cifras, se trata de um movimento marcante no mercado. Há um ano alguém vislumbrava o cenário de o Botafogo contratar um jogador importante do Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores? Não parecia o caso. Hoje é a realidade do novo Botafogo. Com essa ambição, inclusive, sondou sem sucesso o São Paulo para contratar Rodrigo Nestor por 5 milhões de euros.

Este colunista não quer dizer com isso que Patrick de Paula é um supercraque e que sozinho vai mudar o patamar do Botafogo. Não é isso. Mas se trata de um bom jogador, de potencial financeiro de revenda e que fez gol decisivo de título do Paulistão do Palmeiras sobre o Corinthians.

Por outro lado, tampouco me parece um negócio ruim para o Palmeiras, do ponto de vista técnico e financeiro. O elenco tem peças com as quais Abel Ferreira conta para o setor, como Danilo, Zé Rafael e Jailson, e Patrick de Paula perdeu espaço. O amigo e colunista Danilo Lavieri também trouxe contexto importante a respeito da transferência, ao citar o comportamento fora de campo analisado no clube alviverde para topar a negociação.

Diante de todo esse contexto, o Botafogo dá recado claro do desejo de competitividade ao mercado brasileiro com Patrick de Paula. Por fim, faço das minhas as palavras do próprio Abel, ditas na excelente entrevista concedida ao "Roda Viva", da Tv Cultura.

"É um grande jogador, foi uma grande contratação do Botafogo e um grande negócio que fez o Palmeiras por 50% do passe. Foi bom para todos".

Siga também Marcelo Hazan no Twitter, Instagram e TikTok