PUBLICIDADE
Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Xavi aprova, e Dani Alves se aproxima de volta ao Barcelona

Dani Alves caminha para assinar contrato com o Barça até junho de 2023 - FC Barcelona
Dani Alves caminha para assinar contrato com o Barça até junho de 2023 Imagem: FC Barcelona
Bruno Andrade

Mora em Lisboa desde 2015. Começou a carreira no LANCE! e depois virou correspondente internacional da Goal.com. Atualmente, trabalha também no jornal A BOLA e na TVI, ambos de Portugal - esteve antes no jornal O JOGO e Canal 11.

Colunista do UOL

12/11/2021 12h07

Dani Alves está a um passo de voltar ao Barcelona. O recém-contratado treinador Xavi, amigo e antigo companheiro do jogador brasileiro, aprovou o nome, segundo avançou primeiramente a imprensa espanhola, e deu sinal verde para o negócio ser concretizado. O acordo em questão é válido de janeiro de 2022 a junho de 2023 (uma temporada e meia).

Livre no mercado da bola desde que rescindiu com o São Paulo, em setembro, o veterano lateral-direito se reaproximou nas últimas semanas do Barça, depois de ter recusado o Fluminense, e passou então a ser visto como reforço de peso e, principalmente, viável do lado financeiro.

"Ele (Dani) está ajudando o nosso clube de muitas maneiras, também nos ofereceu ajuda numa perspectiva esportiva", declarou o presidente Joan Laporta, em recente coletiva de imprensa.

O acordo entre o lateral e os catalães, no entanto, vai antes passar por uma análise aprofundada da Liga Espanhola de Futebol Profissional (La Liga). A entidade responsável por gerir o campeonato espanhol trabalha para pedir explicações e detalhes sobre os valores do contrato, sob pena do desrespeito pelo fair-play financeiro.

A crise financeira no Barça, que foi agravada com as consequências da pandemia da covid-19, gerou nos últimos anos uma dívida de 1,2 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,6 bilhões). Os problemas nos cofres acabaram por ter forte impacto na limitação dos salários do elenco, o que levou, por exemplo Lionel Messi sair para o PSG.

Aos 38 anos, Dani Alves, que tem como meta disputar a Copa do Mundo do Qatar, é dos jogadores mais vitoriosos da história do Barcelona. Marcou época entre 2008 e 2016, tendo conquistado 23 títulos.