Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fase vermelha em São Paulo não vai paralisar o Campeonato Paulista

Cássio e Fágner são dois jogadores do Corinthians que contraíram covid-19 - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Cássio e Fágner são dois jogadores do Corinthians que contraíram covid-19 Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

03/03/2021 13h21Atualizada em 03/03/2021 14h29

Apesar do anúncio do aumento das restrições das atividades em São Paulo, com todo o estado indo para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir de sábado, o Campeonato Paulista de futebol vai seguir normalmente. O anúncio do aumento das restrições foi feito nesta quarta-feira em entrevista coletiva pelo governador João Dória (PSDB).

Procurada pelo blog, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informou que cidades em qualquer fase do Plano São Paulo podem receber partidas do Campeonato Paulista, "uma vez que o protocolo apresentado pela Federação Paulista de Futebol e aprovado pelo Centro de Contingência à Covid-19 prevê testagem frequente, isolamento de casos positivos e acompanhamento diário de atletas e demais integrantes".

Notem que as aspas são da resposta enviada pela secretaria. Cabe frisar que, apesar dos devaneios de alguns dirigentes, todos os jogos devem ser realizados sem presença de público, como já acontecem desde a retomada do futebol após o início da pandemia.

"Até esse momento vai seguir mesmo modelo da Europa, onde vários países com lockdown mantiveram atividades esportivas sem plateia. Até o momento decisão que temos é manter atividades como em Portugal, Inglaterra e outros. Essa atividade é bastante controlada e população precisa de diversão nesse período muito duro", afirmou José Medina, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em SP, na coletiva de hoje.

"A pior semana da história"

A ida de São Paulo para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, acontece após o aumento de casos nos últimos dias. Ontem, o estado registrou 468 mortes pela doença nas últimas 24 horas, um recorde histórico. Por isso o governador João Dória admitiu estarmos na "pior semana da história da pandemia".

O Brasil como um todo bateu recorde de mortes por covid-19 ontem (2), quando foram registrados 1.726 óbitos oficiais segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. A esta altura, uma a cada quatro mortes naturais no País são causadas pela doença.

Hoje tem dérbi

No futebol, os clubes também estão sendo afetados pela doença. Ontem o Corinthians anunciou que 19 membros de seu departamento de futebol, sendo oito jogadores, foram diagnosticados com a covid-19. Ainda assim, está mantido o dérbi contra o Palmeiras, marcado para 19 horas (de Brasília) de hoje, na Neo Química Arena.

O regulamento geral da Federação Paulista de Futebol (FPF) não prevê adiamento de jogos neste tipo de caso. Prevê, isso sim, o W. O. da equipe que não tiver jogadores suficientes à disposição devido a um surto de coronavírus.