Lei em Campo

Lei em Campo

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Como uma touca se tornou uma conquista de direitos humanos no esporte

O esporte se depara permanentemente com conquistas. Algumas, dão mais cliques que outras. E isso não está diretamente ligado a importância de cada uma delas. Trago aqui um exemplo de uma vitória importante dos direitos humanos em universo esportivo que teve pouca repercussão.

Ano passado a Federação Internacional de Natação (FINA) aprovou o uso de uma touca especial para cabelo afro em competições internacionais. Conhecido como 'Soul Cap', o produto chegou a ser proibido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, logo ali atrás. A proibição gerou uma grande mobilização de atletas, e de movimentos de direitos humanos, que afirmavam que a proibição era discriminatória e agredia direitos universais.

A pressão surtiu efeito. Depois da liberação ainda restrita de 2022 , recentemente, a Soul Cap recebeu luz verde do principal órgão regulador da natação para ser usada também nos principais campeonatos, o que parece ser um grande passo para trazer mais diversidade a um esporte predominantemente branco.

Você terá que olhar além das Olimpíadas e dos campeonatos mundiais para identificar seu maior impacto.

A touca de silicone superdimensionada , projetada especialmente para nadadores negros com cabelos naturais volumosos, já está deixando o deck da piscina mais acolhedor na base.

Interessante o comunicado da Federação sobre a decisão. Quando ele foi vetado, a justificativa foi de que a touca não seguia "a forma natural da cabeça".

Quando da aprovação, a FINA escreveu: "promover a diversidade e a inclusão está no centro do trabalho da Fina, e é muito importante que todos os atletas aquáticos tenham acesso a roupas de banho apropriadas", escreveu.

Esse, na verdade, tem que ser um compromisso permanente de todo o movimento esportivo. Dentro desse processo, a ciência pode ter um papel importante, como foi com o uso do véo islâmico, o hijab, no esporte e dessa vez com a touca para afro descendentes.

A nova regra privada do esporte vai na direção da proteção de direitos humanos e foi construída através da pressão de movimentos sociais. A decisão é mais uma a favor dos direitos humanos quando confrontado com regras privadas do esporte.

Continua após a publicidade

E se fosse no Brasil?

Se fosse por aqui, mais uma vez as irritações provocadas pelas regras estatais trariam aprendizado ao movimento esportivo.

Bastaria trazer o art. 5°, VIII, da Constituição Federal que adverte que "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política [?]" . E na sequência, buscar a Lei de Introdução ao Direito, logo no início, no art.5, que explica que "Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum".

A literalidade da regra esportiva é sempre um caminho perigoso. Se ela cria a exigência de um uniforme, a fim de manter equilíbrio esportivo, ajudar o evento e facilitar a vida da arbitragem, esse caminho não pode conflitar com direitos humanos protegidos, como o da "não discriminação" ou da liberdade religiosa.

Mas lembrei do hijab

As mulheres muçulmanas usam o hijab, um véu islâmico que cobre cabelo e pescoço. No dia a dia e também na prática esportiva. No Irã, por exemplo, o uso do véu pelas mulheres que se expõem publicamente é uma imposição do ordenamento jurídico. E isso trouxe inúmeros problemas às federações esportivas do país. No futebol, no judô, no basquete, no boxe.

Continua após a publicidade

O problema é que regras esportivas de várias modalidades vedavam o uso do hijab em competições, alegando que ele poderia comprometer a saúde dos atletas, aumentando o risco de lesões na cabeça e no pescoço. O cenário esportivo ajudava a afastar ainda mais as mulheres muçulmanas de competições esportivas internacionais. De novo, um conflito entre Lex Sportiva e Direitos Humanos.

Depois da pressão de coletivos globais de defesa de direitos humanos e com o auxílio da tecnologia, os véus foram adaptados à prática esportiva, diminuindo a força dos argumentos daqueles que defendiam que ele era perigoso e ameaçava a saúde dos atletas. O esporte cedeu e o hijab foi ganhando espaço no esporte mundial.

Fifa em 2014, logo depois a Federação Internacional de Basquete também permitiu o uso em competições profissionais. Na Rio 2016, Ibtihaj Muhammad foi a primeira atleta americana a competir com o véu. Ganhou medalha de bronze na esgrima e subiu ao pódio de hijab.

Ou seja, o caso da touca é mais um em que a Lex Sportiva e os Direitos Humanos - depois de algumas irritações - caminham na mesma direção. Ao conciliar direitos humanos com a prática esportiva, o esporte dá um bom exemplo para a sociedade de como é possível, com diálogo, bom senso, tecnologia e flexibilidade, encontrar boas soluções também para importantes conflitos da nossa sociedade.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes